O mundo passou por mudanças que mudaram para sempre o modo como as empresas atuam. Novas oportunidades surgiram graças aos avanços tecnológicos, porém, muita gente ainda se pergunta por onde começar no marketing digital na esperança de achar uma fórmula mágica como se esse fosse um modelo de negócio pré-formatado para gerar dinheiro rápido.
Se você ainda tem dúvidas de como ganhar dinheiro na internet, primeiro você precisa entender as 3 principais formas de monetizar lendo este artigo. Entendendo esse conceito básico, você será capaz de planejar melhor o caminho que vai seguir.
O que é marketing digital de verdade?
Apesar de muitos gurus divulgarem promessas milagrosas, a verdade é que marketing digital é apenas uma nova forma de se fazer marketing.
Veja que antes da internet, as empresas se comportavam utilizando os canais disponíveis na época: revistas, outdoors, jornais, televisão, rádio… Com o surgimento da internet, foi introduzido um novo canal para divulgação e este é o canal do marketing digital.
Não existe fórmula secreta – é simples assim. Fazer marketing na internet continua exigindo planejamento, criatividade, bom design e bom senso… não adianta oferecer o seu produto na internet se você estiver vendendo algo ruim – tudo começa com o planejamento do produto (um dos 4Ps do marketing tradicional).
Digo sempre que para começar, você deve entender os 4Ps do Marketing e depois aplicá-los na nova realidade que vivemos (com a internet e as redes sociais) – veja a evolução dos 4Ps.
A transformação digital: o que mudou no mercado?
O digital trouxe novas possibilidades graças ao avanço tecnológico e ao grande volume de dados que os computadores atuais são capazes de processar. Antigamente, um computador ocupava uma sala inteira para conseguir processar tarefas simples – hoje, conseguimos alcançar o mundo através de um celular. O novo mercado está ai e veio pra ficar.
As principais transformações que o marketing digital trouxe para o mercado foram:
- Alcance
- É possível alcançar uma quantidade de pessoas jamais imaginada. O alto poder de distribuição da internet permite que a comunicação seja feita com muita gente.
- Segmentação
- Além de alcançar muita gente, hoje você consegue também alcançar as pessoas com maior probabilidade de comprar o seu produto/serviço. Esse é o poder da segmentação.
- Métricas
- Para completar, o marketing digital introduziu no mercado métricas que permitem avaliar as campanhas e ações de forma rápida e precisa. A análise de métricas ajuda na tomada de decisões.
Poderíamos parar por aqui. Isso é o novo marketing, esse é o marketing digital de que todos falam: alcance, segmentação, métricas. É claro que para que um negócio consiga explorar a internet e ter os melhores resultados, uma série de ferramentas serão usadas.
Então, por onde começar no marketing digital?
Agora que você entendeu os 3 pilares básicos do marketing digital, siga este passo-a-passo para se familiarizar ainda mais com o tema:
Como começar no marketing digital
- Entenda o básico, aprenda o que é marketing.
Se você veio de outra área e está começando no marketing, comece lendo Marketing para Quem não é do Marketing.
- Dentro do universo do marketing, aprenda a trabalhar com os 4Ps.
Os 4Ps do marketing compõe um sistema para ajudar no planejamento da sua estratégia. Estruture negócios fictícios utilizando essa ferramenta, estimule sua criatividade.
- Veja com a internet influenciou o marketing, estude a evolução dos 4Ps.
O surgimento das redes sociais trouxe uma nova forma de se comunicar com os consumidores. A base do planejamento continua sendo os 4Ps, proém agora, veja a evolução dos 4Ps do marketing. Este esqueleto vai continuar sendo utilizado para guiar o desenvolvimento de qualquer negócio.
- Estude ténicas, ferramentas e processos.
Agora que você tem a visão macro, é hora de entender como utilizar as novas ferramentas para divulgar o seu negócio. Você vai precisar entender conceitos básicos de design, funil de vendas, automação, gestão de tráfego pago (Facebook Ads, Google Ads, Anúncios Nativos), SEO, marketing de conteúdo, inteligência artificial, redes sociais e o algoritimo do Instagram, ferramentas de e-mail (RD Station, Active Campaign, Mailchimp, etc), gatilhos mentais, conceitos de experiência do usuário, estratégias de copywriting, etc.
- Prepare o seu perfil nas redes sociais: defina sua linha editorial
A linha editorial nada mais é do que o guia que vai organizar o seu conteúdo e postagens. É a organização dos temas, pautas, assuntos sobre os quais você vai falar. Utilize de storytelling para construir sua marca e suas campanhas.
Lembre-se: o digital não é tudo.
Apesar da atenção das pessoas estar cada vez mais voltada para o mundo digital, não se esqueça que ainda há outros pontos de contato com seus consumidores. Se você trabalha com produtos físicos, a embalagem é um bom exemplo.
Se o seu negócio é local ou envolve eventos, não se esqueça de desenvolver uma estratégia completa incluindo outros canais que vão além do digital.