Início » Os 4Ps do Marketing
Os 4Ps do Marketing listados: produto, praça, preço, promoção.

Os 4Ps do Marketing

Devido a complexidade de se “trabalhar com marketing”, já que é um conjunto de conhecimentos que envolve praticamente tudo relacionado ao mercado (entenda mais no artigo “Marketing Para Quem Não é do Marketing”), os 4Ps foram desenvolvidos como uma metodologia (sistema) para que o profissional de marketing siga uma linha de raciocínio e não se perca, tendo a certeza de que está analisando todos os pontos necessários sem deixar nada de fora.

É como se fosse uma receita de bolo: alguns passos pré-definidos que o profissional utiliza para desenvolver todo o seu planejamento.

Quais são os 4Ps do Markteting?

Os 4Ps (ou marketing mix) receberam esta nomenclatura em referência a letra inicial das 4 palavras que compõe esta metodologia: produto, praça, preço, promoção.

1. Produto

Trata do produto em si. Aqui devem ser consideradas e analisadas as características gerais do produto ou serviço oferecido.

Por exemplo: se uma empresa vende colchões, a análise do produto englobaria elementos como maciez, tamanho, cores, tipo de espuma, tipo de molas, altura.

São características físicas daquele produto que vão ajudar o profissional a entender melhor o produto ou serviço que ele vai oferecer ao mercado consumidor.

Serão analisadas também os pontos fortes do produto em si, pontos fracos, concorrência, etc.

2. Praça

Também denominado “ponto”, refere-se a distribuição do produto.

Onde seu produto será vendido? Lojas físicas? On-line?

Se optar por um modelo on-line, no caso dos colchões, como o consumidor vai ter certeza de estar comprando um produto de qualidade sem poder testar?

Esta e outras dúvidas referentes aos pontos de vendas do produto serão discutidas neste estágio.

3. Preço

Pode parecer simples: se sua concorrência custa XX, você também vai custar XX.

Esta análise superficial muitas vezes leva negócios a falência.

O estudo do preço do produto deve ser iniciado deste a confecção do produto (a fabricação propriamente dita) e não somente no momento de lançamento.

Devem ser considerados todos os fatores como custo de produção, custo de armazenagem, transporte, margens de lucro etc.

4. Promoção

O termo “marketing” muitas vezes se confunde com este “P” de promoção, quando alguém acredita que “fazer marketing” é apenas divulgar um produto.

Não estamos falando de “promoção do pague 1 leve 2″ e sim das estratégias adotadas para se comunicar com o consumidor.

A publicidade do produto. Para qual público anunciar? Em que canais anunciar: TV, rádio, internet? Anunciando na TV, seria melhor um anúncio no intervalo da novela das 8 ou uma inserção no diálogo de um dos personagens fazendo menção ao produto?

Tome nota: os 4Ps são o norte de qualquer profissional de marketing.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn