Início » O que é tráfego orgânico e por que é importante?
Casal puxando uma cortina com as letras SEO para ilustrar a importância do mesmo em gerar tráfego orgânico.

O que é tráfego orgânico e por que é importante?

Seu objetivo é gerar vendas, e parar gerar vendas, você precisa de tráfego (melhor que seja orgânico) – ou seja, pessoas indo até a sua loja, conhecendo o seu produto, ouvindo sua oferta.

Não importa se o seu produto é excelente; se as pessoas não conhecerem sua oferta, você não vai vender – simples assim.

Esse conceito é válido para qualquer análise de marketing, seja digital ou não. Para um negócio físico ter sucesso, é preciso que as pessoas se desloquem até o local. É por isso que, muitas vezes, lojas em shoppings centers (centros de compra) tem maior chance de obterem o sucesso, pois elas se beneficiam do tráfego de pessoas centralizado. No mundo físico, dizemos que tráfego orgânico corresponde àquelas pessoas que vem à sua loja por indicação, sem que você tenha que investir valores em divulgação. Por exemplo, seu produto ou serviço é tão bom que automaticamente vai atrair mais consumidores através do boca-a-boca.

No mundo digital, o conceito é similar: precisamos atrair pessoas e há basicamente duas formas de se fazer isso.

Tráfego Orgânico X Tráfego Pago

Em resumo, o tráfego orgânico é aquele que vem até você sem que haja investimento direto para atraí-lo. Sendo assim, o tráfego pago é todo aquele em que não há necessidade do desembolso de valores para trazer pessoas ao seu site/negócio – em outras palavras, tráfego pago precisa de investimento em anúncios do Facebook Ads ou Google Ads.

Obter muito tráfego orgânico é o objetivo de qualquer business: ter pessoas vindo ao seu site sem que você tenha que pagar por isso. Um bom exemplo disso são os sites de notícias. Qual o seu site preferido? Costumo muito utilizar o G1.com.br como fonte de notícias, e diariamente abro o site por livre e espontânea vontade, sem precisar clicar em algum anúncio. Meu objetivo é me manter informado e por isso, utilizo o portal assim como diversas outras pessoas. Somos tráfego orgânico em busca de informação.

De posse de todo esse tráfego orgânico, as possibilidades são infinitas – desde vender produtos àqueles visitantes até vender espaço de publicidade no corpo do site.

Estratégias para obter mais tráfego orgânico

O tráfego orgânico é sem dúvidas uma boa estratégia para gerar vendas, mas como atrair visitantes para o seu site sem pagar por isso?

Tráfego pago é a forma mais rápida de desenvolver o seu negócio e expor sua oferta para mais pessoas, porém ele requer investimento financeiro. Para aumentar a visibilidade do seu negócio de forma orgânica, existem algumas formas que trazem os melhores resultados.

Como aumentar o tráfego orgânico

  1. Invista em SEO

    Search Engine Optimization, ou otimização do seu site para motores de busca. Sabemos que a maior fonte de tráfego orgânico hoje são as pesquisas no Google. Antes de comprar qualquer produto ou serviço, as pessoas buscam por ele. Assim, é necessário que seu site esteja otimizado para – preferencialmente – aparecer entre os primeiros resultados daquela busca. Trabalhar com SEO exige algum conhecimento técnico.

  2. Invista em Conteúdo

    A melhor forma de ranquear o seu site nos mecanismos de busca é oferecer conteúdo de qualidade – quanto mais, melhor.

  3. Invista em relacionamento por e-mail

    Ter um estratégia sólida para captação de leads e gerenciamento da lista de contatos é essencial para manter sua marca na lembrança dos clientes.


Plano de Marketing de 1 Página

Para ajudar você a organizar todas as estratégias para alavancar o seu negócio, baixe gratuitamente o template do plano de marketing de 1 página neste link.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn