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Mão escrevendo em inglês Everything is Marketing - para ilustrar que tudo é marketing, direcionando os conceitos marketing para quem não é do marketing.

Marketing Para Quem Não é do Marketing

Você domina sua profissão mas tem dificuldade de trazer mais clientes para seu estabelecimento e precisa de ajuda com seu marketing? Neste texto vamos falar de forma fácil sobre marketing para quem não é do marketing.

O que é Marketing?

Este é um termo em inglês utilizado pra definir um conjunto de práticas a serem trabalhadas com objetivo final de gerar receita (vender). Originado da palavra “market” (em inglês – “mercado”), uma forma completa de encarar o tema é “trabalhar com o mercado”.

Ou seja, marketing trata de absolutamente tudo referente a como um produto ou serviço vai se comportar no mercado, sendo um conjunto de conhecimentos que não se refere simplesmente a fazer anúncios.

Tome nota: marketing é um conjunto de fatores que vão desde o planejamento até a execução de ações durante o ciclo de vida de um produto ou serviço.

A definição como vemos hoje teve início com Edmund Jerome McCarthy, quando sistematicamente ele criou o que conhecemos como os 4Ps. Com o passar dos anos, foi Kotler o responsável por popularizar o conceito do mix de marketing.

Não sou profissional, e agora?

Se as atividades de marketing não fazem parte do seu dia a dia, não se preocupe. Pense que marketing são todas aquelas ações que vão ajudar o seu produto/serviço a ser vendido: definição de preço, divulgação, feedback pós-venda, etc.

Com um pouco de dedicação, você conseguirá entender e pensar em ações que deverão ser tomadas a fins de alavancar seu negócio.

Objetivos do Marketing

Há quem diga que “marketing” tem diversos objetivos, mas seremos mais práticos: o objetivo do marketing é vender – e basicamente, ainda podemos dividir este objetivo em dois:

  1. Vender diretamente e obter ROI (Return-on-Investment)
  2. Criar valor de marca, o famoso “branding”

Seja de um jeito ou de outro, todas as empresas precisam de vendas e é papel do “marketeiro” pensar em estratégias para realizar este processo de forma clara, lucrativa e – sempre que possível – recorrente.

Por onde começar?

Para o nascimento de qualquer estratégia, é preciso planejamento – e aí, nasce o plano de marketing de um negócio: um documento que é parte do “business plan”, um documento maior e que engloba fatores diversos sobre o business. Para deixar esse documento mais completo, leia também nosso artigo sobre os 4Ps.

Passo 1: Defina e entenda seu público-alvo e seu negócio

Aqui começa a parte prática: o planejamento. Numa folha, comece a escrever sobre o seu público-alvo. Quem são: faixa etária, sexo, renda. Onde estão? Qual o melhor local para encontrá-los e expor seu produto e serviço? Quais seus objetivos? O que eles gostariam de receber ao pagar por um produto/serviço como o seu?

Anote também seus pontos fracos e pontos fortes: comparado aos seus concorrentes, quais as características do seu business?

Passo 2: Analise seus concorrentes

Mapeie sua região. Quem são seus principais concorrentes? O que estão fazendo para atrair clientes? Onde estão localizados?

Torne-se um expert sobre a concorrência.

Passo 3: Pense fora da caixa

Chegou a hora de ser criativo. De posse das informações básicas dos passos um e dois, agora é hora do brainstorm. Comece a anotar todas as idéias que tiver a respeito de como melhorar a visibilidade do seu negócio e atrair mais clientes.

Como irá se comunicar com seu público-alvo e potenciais clientes? O que irá fazer para chamar a atenção? Irá trabalhar com material impresso ou somente digital? Vai alugar um carro de som? Que tal soltar fogos em frente ao seu estabelecimento?

Por pior que a ideia possa parecer, anote e não pare. Em seguida, comece a selecionar as melhores e mais tangíveis ações e mãos a obra: comece a executar suas idéias!

Para ajudar no seu planejamento, veja como usar o plano de marketing de 1 página neste artigo.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn