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Três passos para construir um plano de marketing de 1 página: capture leads, nutra os leads e converta em vendas.

Plano de Marketing de 1 Página

Qualquer estratégia de sucesso, antes de ser executada é primeiramente documentada – e assim, nasce um plano de marketing. Na maioria das vezes, um documento complexo e extenso, que vai listar diversas fases do ciclo de vida do produto, características, benefícios, custos de produção assim como toda a estratégia de comunicação e divulgação daquele produto no mercado. Vamos aqui explorar como simplificar tudo isso e criar um plano de marketing de 1 página.

Se você não tem nenhum conhecimento ainda, sugerimos que leia antes o artigo Marketing Para Quem Não é do Marketing.

A realidade para pequenas e médias empresas

A confecção de um plano detalhado exige muitas vezes uma equipe grande, multidisciplinar com especialistas em diversas áreas do mercado. Sabemos que a realidade de pequenas e médias empresas (quase sempre) não permite tanto investimento em planejamento, e pensando nisso, com base nos avanços tecnológicos e na disponibilidade de novas ferramentas, que Allan Dib criou o Plano de Marketing de 1 Página.

Plano de Marketing em 1 página

Para o sucesso do seu negócio, é preciso que haja planejamento. Por mais simples que o resumo da estratégia possa parecer, é primordial para garantir a maior chance de sucesso do business. No Plano de Marketing de 1 Página, você consegue resumir as principais táticas para entender o seu público-alvo, se comunicar com eles e convertê-los em clientes.

Faça o download do template deste planejamento clicando aqui.

Como fazer um plano de marketing de 1 página

  1. Primeiro passo: análise do público-alvo

    É impossível vender sem conhecer as necessidades dos seus clientes. Por isso, é preciso definir o público-alvo, descrevendo todas as suas características e comportamentos. Foque em entender quem são e quais são as principais “dores” (necessidades) dos seus clientes em potencial.

  2. Segundo passo: defina sua mensagem

    Conhecendo a dor do seu público, agora é hora de esfregar essa dor na cara do seu público. Isso mesmo: faça-o sentir aquele dor e entender que ele precisa do seu produto. Lembre-se de adicionar um CTA claro: não de muitas opções, dirija a atenção do consumidor.

  3. Terceiro passo: selecione os canais de comunicação

    Você analisou seu púbico e sabe como ele se comporta. Agora, defina quais os canais vai utilizar para comunicar sua mensagem.

  4. Quarto passo: como você irá capturar informações?

    Numa etapa mais técnica, defina e crie suas páginas de captura. Não pense em vender ainda, primeiro você quer criar um relacionamento com os seus futuros clientes. Os clientes vão ver sua mensagem (passo 2) e se interessar pelo seu produto, ao se cadastrarem em sua página de captura, passam a ser tratados como leads.

  5. Quinto passo: como você irá nutrir os leads?

    Para aumentar as chances de conversão, você precisa primeiro oferecer algo de valor aos seus leads – ativando assim o gatilho mental da reciprocidade. Faça com que enxerguem valor na sua marca e ofereça conteúdo de qualidade.

  6. Sexto passo: é hora da oferta (conversão).

    Após aquecer sua lista de leads e despertar o interesse do seu público, é hora de fazer uma oferta irresistível para que eles comprem seu produto. Nesta etapa, seus clientes já te conhecem e enxergam valor no que você ofereceu – facilitando a conversão.

  7. Sétimo passo: início do pós vendas.

    Entregue o que prometeu e exceda as expectativas dos seus compradores. Tenha a certeza que não haverão falhas técnicas na entrega do material, por exemplo um site fora do ar. Isso é frustrante para os consumidores.

  8. Oitavo passo: pense grande, pense no futuro.

    Planeje ofertas futuras, novos produtos e add-ons, consultorias onlines, etc. Novos produtos que agreguem valor aos seus clientes.

  9. Nono passo: estimule o boca-a-boca.

    Transforme seus clientes em fans, entregando um produto de altíssima qualidade e experiências únicas.

Faça o download do template deste planejamento clicando aqui.

Pense também no longo prazo, pense em branding.

Quando estiver planejando, lembre-se de pensar a curto, médio e longo-prazo – você quer construir um negócio duradouro e sustentável, que tenha fluxo de caixa e alguma previsibilidade.

Para trabalhar elementos que vão ajudar você a solidificar a sua marca/empresa, você pode utilizar o framework do Primal Branding, um sistema criado para auxiliar no planejamento estratégico de marcas.

Branding é um assunto controverso, e neste artigo, tentamos deixar claro o que realmente é importante quando falamos de branding.

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