Início » O Novo Mercado: uma análise rápida sobre a realidade em que vivemos
Cena do filme "Minority Report" onde Tom Cruise interage com um computador sem tela, onde dados holográficos ficam no ar para ilustrar o que é o novo mercado de hoje.

O Novo Mercado: uma análise rápida sobre a realidade em que vivemos

Em abril de 2019, fiz uma apresentação para o departamento comercial da empresa onde trabalhava intitulada “O Novo Mercado”. Muito antes de conhecer o trabalho do Ícaro, senti que era necessário que nosso departamento se atualizasse sobre a nova realidade que vivíamos.

No final daquele ano, por ironia do destino, um amigo comentou sobre este “influencer” que era muito bom e entendia muito de estratégias de marketing.

Em fim, o objetivo daquela apresentação era atualizar a equipe. Sabe aquela reunião de Power Point para discutir conceitos e ideias? Pois é, foi assim.

Ali, o objetivo foi definido já no primeiro slide:

1. Entender as atualizações da sociedade;

2. Entender os novos comportamentos

3. Entender a nova forma que a empresa deveria agir.

Meu objetivo era ilustrar que o mercado da empresa havia mudado e que isso se devia em grande parte às mudanças nos meios de comunicação.

Primeiro slide da apresentação intitulada O novo mercado com os 3 tópicos que seriam abordados: atualizações da sociedade, novos comportamentos e nova forma de agir.

De 2002 para 2020: O Novo Mercado

Na introdução daquele dia, utilizei imagens de uma filme de 2002 para situar todos os presentes – o Minority Report. Há 18 anos, o filme mostrava tecnologias “incríveis” que pareciam muito a frente do seu tempo. Em 2020, muita coisa já se tornou realidade.

Cena do filme Minority Report para ilustrar as novas tecnologias no novo mercado: Tom Cruise abre a porta com scanner de retina, hoje já disponível em celulares.
Cena do filme Minority Report para ilustrar as novas tecnologias no novo mercado: Tom Cruise utiliza computador sem tela com dados holográficos projetados no ar.

Para entendermos a realidade em que vivemos e desenhar estratégias adequadas, é preciso misturar o estudo do marketing com o comportamento das pessoas, com a psicologia em si.

Isso fica bem claro quando precisamos identificar o público-alvo para um produto, utilizando o mapa da empatia.

Neste exercício, olhamos 100% para o comportamento das pessoas para tentarmos identificar oportunidades de negócio.

Voltando ao filme, em uma das cenas, o protagonista entra em uma loja e é reconhecido por uma Inteligência Artificial que imediatamente é capaz de fazer recomendações de produtos baseadas no perfil do cliente – o marketing cada vez mais personalizado que vemos hoje.

Cena do filme Minority Report para ilustrar as novas tecnologias no novo mercado: Tom Cruise entra numa loja que detecta sua presença e faz recomendações personalizadas para cada cliente.

O Novo Mercado de Marketing

As novas tecnologias trouxeram novos hábitos para toda a sociedade.

As redes sociais transformaram o relacionamento das empresas e clientes e trouxeram novos desafios na comunicação digital.

Além disso, o marketing na era digital trouxe também uma grande quantidade de dados para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas.

Para entender mais sobre como o digital transformou o marketing, veja A evolução dos 4Ps do Marketing.

Sobre o autor