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Palavra design estilizada pra ilustrar a importância do design e como o visual vende.

O visual vende: invista em design

“Amor a primeira vista” e “A primeira impressão é a que fica” são dois ditados famosos frequentemente utilizados para descrever consequências do primeiro impacto causado pela nossa percepção visual. É por isso que muita gente confunde “marketing” com “design” ou “fazer anúncios” – simplesmente pelo fato de que o visual vende, bom design vende.

Promoção para promover, impactar, anunciar

Muita gente não consegue entender a palavra “promoção” em sua totalidade.

Quando falamos da essência do marketing, geralmente utilizamos os 4Ps para guiar nossa estratégia: produto, praça, preço e promoção. Na fase de promoção, precisamos definir os principais pontos de contato para impactarmos os consumidores. É aqui que discutimos os anúncios, as mídias, a comunicação. Porém, a palavra “promoção” geralmente é confundida com aquelas ofertas especiais ao estilo “pague 2 e leve 4”.

Marketing não é fazer anúncios, mas anunciar é fazer marketing

O visual vende – é o primeiro contato que as pessoas tem com o seu produto ou serviço. Seja o design do seu produto, do seu anúncio ou da sua landing page, o design está em todos os lugares.

Alguns profissionais são melhores do que outros, e assim também é com os designers. Quando for criar o seu produto, não menospreze o poder do design: invista para que seus consumidores se “apaixonem à primeira vista”.

O sobrinho do seu amigo

Todo mundo tem um conhecido que sabe fazer sites. “Olha só, não ficou bom?” chama o seu amigo para você ver a obra-de-arte que o sobrinho dele acabou de fazer. Aquele site montado de qualquer jeito, sem alinhamento e com logotipo feito com a Comic Sans.

Bom é subjetivo: o que é bom para um pode não ser para os outros. O papel de um bom designer é entender a percepção geral das pessoas e desenvolver o visual que agrade a maior parcela dos usuários.

Há faculdades e matérias inteiras desenvolvidas para explorar conceitos e formar designers – bons profissionais são mais caros, porém, entregam resultados melhores. Lembre-se: bom design vende.

Regras básicas de design: o visual vende

O design não é uma ciência exata, mas, como uma matéria estudada há muitos anos, conseguimos destacar algumas regras que devem ser seguidas. Alexandre Wollner, o pai do design no Brasil, foi um dos grandes estudiosos do design.

Alguns dos conceitos e regras básicos que vemos hoje, já eram amplamente utilizados por Wollner.

Como criar um bom design:

  1. Seja objetivo

    Lembre-se sempre que o design tem um objetivo. Além de bonito, deve levar em consideração a experiência do usuário, facilitando a vida do público-alvo.Diversas portas como opção de entrada, porém uma está em destaque na cor amarela para ilustrar que o design deve ser objetivo.

  2. Clareza

    Onde há confusão não há vendas – valorize a comunicação clara, lembre-se que o principal objetivo é passar uma mensagem: não utilize fontes de difícil leitura.Tipografia difícil de ler com a frase "Fonts hard to read" para ilustrar que a mensagem deve ser clara e fácil de ler.

  3. Contraste de cores

    Novamente, sua mensagem precisa ser clara e absorvida rapidamente pelo leitor – você não quer que o usuário perca tempo tentando entender o seu visual. O contraste pode ser de cores, tamanhos, ideias.Fundo preto com texto escrito em baixo contraste, praticamente impossível de ler.

  4. Respiro/Margens/Espaço branco

    Evite o acúmulo de diversos elementos em uma área pequena. Utilize margens e espaçamentos para que o seu design “flua” de forma agradável e respire. Separe bem cada elemento para que todos tenham fácil leitura.Exemplo de design com diversos elementos muito próximos, tornando difícil a percepção do leitor.

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