Início » Como ganhar dinheiro na Internet?
Notas de 100 dólares empilhadas para ilustrar o conceito de como ganhar dinheiro na internet.

Como ganhar dinheiro na Internet?

Estamos em 2021 e você já entendeu que a Internet movimenta bilhões de reais todos os dias. Isso acontece porque mais do que nunca, as pessoas estão conectadas e a atenção está voltada aos canais digitais. Mesmo que você tenha um local físico, uma loja na sua cidade, você também precisa garantir que seus clientes de encontrem na web. Mas afinal, como ganhar dinheiro na internet?

As pessoas estão onde há conteúdo

Em 1996 a internet era totalmente diferente do que é hoje. Uma época de modem discados, conexões lentas e um terreno ainda inexplorado. Foi no início de tudo, que Bill Gates previu como seria a evolução da internet e como seria possível ganhar dinheiro na internet com o passar dos anos. Ele escreveu um artigo que ilustra a internet como ela é hoje – leia o artigo “Bill Gates e o marketing de conteúdo em 1996“.

As 3 principais formas de ganhar dinheiro na internet

Na prática, existem três formas básicas de ganhar dinheiro de internet:

  1. Fazendo venda de produtos (E-Commerce)
  2. Fazendo venda de conteúdo (Educação/Cursos)
  3. Prestando consultoria para terceiros

Acredito que estes são os 3 grandes grupos onde há mais oportunidades e maior receita para ser gerada.

Dinheiro não cresce em árvores

Antes de continuar, é importante destacar que nenhum destes métodos tem resultados da noite para o dia. É claro que todo mundo está em busca da “técnica milagrosa para acelerar o crescimento do seu negócio”, mas a realidade é que isso não existe – leia mais no artigo “O que é Growth Hacking?“.

Mãos à massa: como ganhar dinheiro na internet

  1. Fazendo venda de produtos (E-Commerce)

    Este é um modelo tradicional transferido para a web: assim como uma loja de bairro que vende seus produtos localmente, ela terá uma loja online para fazer vendas na internet. É uma forma fácil de pegar o seu estoque e oferecer para um público muito grande de interessados, muito além das fronteiras da sua cidade.

    A Evolução do E-commerce: o Dropshipping. O dropshipping é uma modalidade de serviço onde você vende produtos online porém não precisa investir em estoque, afinal, estoque é dinheiro parado. Com a globalização, os produtos da China ganharam força e a evolução dos meios logísticos permite hoje que você compre produtos diretamente dos fornecedores chineses. Aprenda neste artigo Como começar no droshipping?

  2. Fazendo venda de conteúdo (Educação/Cursos)

    Desde sempre, nós humanos buscamos evolução e sempre estamos em busca de aprimorarmos nossas habilidades. Assim, há uma grande demanda por conhecimento, que sempre existiu. As famílias detentoras de escolas e universidades sempre foram bem sucedidas pois é um mercado altamente lucrativo: preço de venda alto e baixo custo.
    Na internet, com a aparição dos modelos de ensino a distância, houve uma redução ainda maior dos custos, tornando o negócio ainda mais lucrativo.

    Se você é um expert em alguma área ou tem alguma habilidade diferenciada, pode pensar em vender seu conhecimento online. A venda de cursos online disparou nos últimos anos.

    Neste item entram também os influenciadores digitais, afinal, estão vendendo conteúdo que produzem – também são chamados de “criadores de conteúdo”. Por exemplo fazer vídeos no YouTube, é uma forma de vender conteúdo e monetizar através de views – quanto mais visualizações você tem, mais espaço o Google tem para exibir anúncios e mais dinheiro você pode ganhar.

    A Evolução dos Cursos Digitais: se você não tem todo esse conhecimento para criar o seu próprio curso, saiba que existe o mercado de afiliados (ou em alguns lugares chamado como marketing de afiliados). Trata-se de plataformas que permitem que você se torne uma espécie de representante comercial (ou vendedor) daquele curso: a cada curso que você vende, você ganha uma comissão sobre o valor faturado.

  3. Prestando consultoria para terceiros

    A demanda por serviços digitais cresceu, e junto com ela, a necessidade de profissionais capacitados para prestar serviços. Todo negócio precisa estar na internet, e nem todos sabem como proceder. Aí entra a oportunidade de você se especializar nas ferramentas digitais para prestar serviços e ajudar dezenas de negócios à fortalecer sua presença na web.

Sobre o autor