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Mão sobre um papel trabalhando no mix de marketing e planejamento.

Mix de marketing na prática

Se você já entendeu conceitualmente o que é o mix de marketing após ler os artigos “Marketing para quem não é do marketing” e “Os 4 Ps do Marketing”, este artigo trará uma visão mais prática de como utilizar este sistema para criar sua estratégia de marketing.

O que é o mix de marketing?

Para resumirmos, é um sistema que ajuda o profissional de marketing a desenvolver um planejamento.  O que é um sistema? É uma forma prática de seguir passos para analisar diferentes ângulos de um projeto.

Na prática, você já entende que os 4 Ps compõe o mix de marketing e com a evolução dos meios de comunicação, há uma nova forma de trabalharmos com os 4 Ps.

Ao terminar de estruturar o mix de marketing, o resultado deve ser um documento bastante completo com todas as informações sobre o seu negócio.

Produto

  • Descrição
  • Características
  • Diferencial de mercado (USP – unique selling proposition)
  • O que será necessário para fabricar o produto?
  • Qual a logística para transportar o produto?
  • Qual o nome do produto?
  • A embalagem já foi desenvolvida? Será plástico? Vidro? Madeira?
  • O rótulo já foi desenvolvido?
  • Que elementos devem estar presentes no rótulo para que o consumidor perceba o valor daquilo que está comprando? O produto tem certificações? É sustentável?

Produto + Solução

  • Qual o problema dos consumidores que o seu produto vai ajudar a solucionar?
  • Como o produto vai ajudar os consumidores a solucionar esse problema?
  • Como o produto será usado pelos consumidores?
  • Quais os benefícios que o consumidor “sentirá na pele” ao usar o produto?

Praça

  • Onde o produto será vendido?
  • Como ele vai chegar até a loja? Precisa ser refrigerado?
  • Como o produto será exposto na loja? Haverá material de PDV? Display? Panfletos?
  • A equipe da loja está treinada para vender o seu produto? Eles conhecem os benefícios para informar ao consumidor?
  • É um produto genérico de supermercado ou precisa de uma loja ao estilo boutique?
  • Como os concorrentes estão posicionados nas lojas?

Praça + Facilidade de acesso

  • O produto é vendido online?
  • A loja online segue as boas práticas do Google?
  • Tem uma conta Google Shopping configurada?
  • Seu site é responsivo?
  • Segue boas práticas de SEO?
  • Quais as formas de pagamento?
  • Como é o fluxo do usuário durante a compra?

Preço

  • Qual o custo para você obter o produto?
  • Quais os custos relacionados à venda do produto? (Impostos, comissões, frete, etc)
  • Qual a margem de lucro?
  • Como o preço do seu produto se compara à concorrência?
  • Você adicionou benefícios demais e o produto ficou caro?
  • Haverá programa de fidelidade? Como isso está previsto na margem?

Preço + Valor

  • Como os consumidores enxergam o seu produto?
  • Como os consumidores enxergam a sua marca?
  • O consumidor está disposto a pagar o seu preço pelos benefícios do produto?
  • A qualidade do seu produto está clara para os consumidores?

Promoção

  • Aonde está o seu público-alvo?
  • Vale a pena fazer material impresso?
  • Será necessário participar de evento para expor o produto?
  • Como os benefícios do produto serão comunicados ao consumidor?
  • Como impactar o consumidor com sua mensagem?
  • Qual será a copy da mensagem?
  • Serão feitos anúncios em revistas? Facebook? Instagram? Google Search?
  • Quando os anúncios serão feitos? É um produto sazonal?
  • Como seus concorrentes se comunicam com o público-alvo?
  • Como será feita a captação de leads? Como será feito o follow up?
  • Você vai precisar combinar estratégias online como ações offline?

Promoção + Educação

  • Há uma estratégia de conteúdo desenvolvida?
  • Há necessidade de influencers técnicos falarem sobre o seu produto? (Por exemplo, médicos falando sobre algum benefício).
  • Haverá material educativo disponível de graça?
  • Como estimular o boca-a-boca e fazer com que os clientes tornem-se divulgadores do seu produto?

Conclusão

De forma prática, você pode utilizar este framework para desenvolver sua estratégia. Além disso, faça também o download do PDF do plano de marketing de 1 página que vai te ajudar a organizar o seu negócio.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn