Início » Vale a pena investir no TikTok?
Logo do aplicativo para ilustrar se vale a pena investir no TikTok.

Vale a pena investir no TikTok?

Há alguns anos, uma nova rede social vem ganhando espaço e, onde existe audiência, sempre vai existir a oportunidade de anunciantes exibirem seus produtos/serviços. Mas você realmente conhece essa nova plataforma? Vale a pena investir no TikTok a sua verba de anúncios?

Comece pelo começo: identifique seu público alvo

Como toda boa estratégia de marketing, você precisa planejar, e o primeiro passo, é identificar o seu público-alvo. Quem são os potencias consumidores do seu produto? Como eles se comportam? O que gostam de fazer?

Para ficar mais claro, digamos que você não vai anunciar um livro de receitas para um público interessado na Champions League!

O público do TikTok é composto basicamente por jovens, até 29 anos, sendo que a maior parte dos espectadores tem até 19 anos. Se você vende carros, itens de luxo ou até mesmo o livro de receitas que citei acima, tenha a certeza de que o TikTok não é pra você.

Gráfico de barras exibindo que 37.2% do público do TikTok tem até 19 anos.

Perfil de atenção no TikTok

Antes de pensar em anunciar na plataforma, responda: você já interagiu com ela? Conhece alguém que fique no TikTok várias horas por dia?

Pois é, essas perguntas vão te ajudar a refinar seu público alvo ainda mais. Ao observar minha filha de 11 anos e seus amigos na plataforma, percebo que a atenção que dão ao TikTok é de baixa qualidade – ou seja, estão ali apenas passando o tempo, em busca de entretenimento rápido. Ao combinar esse comportamento com a faixa etária, podemos ver que o público não tem interesses definidos, ficando difícil pensar em uma campanha segmentada.

Quem criou o TikTok?

Se você acha que o TikTok surgiu da noite pro dia só porque ultimamente muita gente tem passado muito tempo no aplicativo, você se engana. O TikTok foi lançado globalmente em 2017 mas somente ganhou visibilidade após se fundir com o aplicativo Musical.ly nos EUA, um aplicativo que já era focado em dança e dublagens de músicas desde 2014. Por isso, grande parte da base de usuários do app hoje é composta por jovens interessados neste tipo de conteúdo.

Afinal, vale a pena investir no TikTok?

Há mercado e demanda pra praticamente tudo. Se o TikTok tem a atenção das pessoas, é claro que pode ser um bom canal de comunicação – dependendo de o que você vai comunicar!

Lembre-se também que, devido a ser “novidade”, o TikTok tem um custo muito menor para você construir uma audiência: uma conta de um influencer no Instagram com 300 mil seguidores pode facilmente chegar aos 4 milhões no TikTok em questão de semanas.

Além disso, é sempre válido destacar: canais populares como o Facebook e o Instagram tem um custo mais alto, estão mais saturados e a concorrência é muito maior!

Vale a pena investir no TikTok? A resposta é depende. Pense nos prós e contras, e analise se o seu produto/serviço se encaixa na demanda das pessoas que frequentam o aplicativo!

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn