Início » O que é marketing digital?
Caixa de pesquisa do Google com o termo "o que é marketing digital" sendo pesquisado.

O que é marketing digital?

O mundo mudou e, com ele, a forma como as pessoas se comportam também. O relacionamento entre duas pessoas (ou entre uma pessoa e uma empresa) hoje se dá através de ferramentas que não existiam quando Philip Kotler pela primeira vez organizou o marketing mix e definiu um sistema a ser seguido para o desenvolvimento de qualquer estratégia de marketing. Mas afinal, hoje em dia, o que é marketing digital?

O nascimento do marketing

Por volta de 1960 é que nasceu o conceito de marketing assim como o conhecemos hoje. Diversas ideias e conceitos foram organizamos de forma prática e encaixados dentro de 4 pilares principais, os 4 Ps do marketing.

Uma época sem internet, sem smartphones, sem mídias sociais. O conceito inicial de marketing considerava as ferramentas e o padrão de consumo dos anos 60.

As empresas mandam, o consumidor obedece

Numa era sem redes sociais, era difícil obter a atenção das empresas. Estas, detinham o poder e tudo o que anunciavam, éramos obrigados a aceitar/consumir – com rara possibilidade de reclamação.

Com o avanço da internet e das redes sociais, o consumidor cada vez mais ganhou o voz: agora, as empresas começam a ser obrigadas a atender melhor e prestar satisfações ao público. Em 1996, Bill Gates publicou um artigo no qual falou sobre como seria fazer marketing no futuro (ou seja, nos dias de hoje). É uma leitura que vale a pena: Bill Gates e o Marketing de Conteúdo.

O que é marketing digital?

Muitos dos conceitos inicias esquematizados por Kotler continuam os mesmos, porém, hoje devemos levar em consideração os novos canais de comunicação e as novas linguagens para uma empresa se comunicar com seu público – a evolução dos 4 Ps do marketing.

Em outras palavras, marketing digital não existe – marketing continua sendo marketing e o digital refere-se apenas ao canal onde o marketing será feito: a forma como o consumidor será atingido hoje é mais do que nunca digital.

Por isso, é importante entendermos os conceitos de marketing e o que ele aborda, para depois entender como utilizar as novas ferramentas  que estão à disposição na forma digital.

Conceitos importantes do marketing digital

Você já entendeu que as ferramentas mudaram e a forma de impactar o consumidor também. Com isso, nosso vocabulário também passou por uma atualização, com as mais diversas siglas para se referir à métricas e conceitos de marketing digital.

PPC: pay per click, talvez a sigla mais antiga no mercado digital, começou a ser utilizada logo no início dos anúncios na era da Internet e significa, literalmente, pagar por cliques. É uma forma de medir resultados e quantificar os serviços dos primeiros anunciantes da internet.

Leads: leads são possíveis clientes. A partir do momento que uma pessoa demonstra algum tipo de interesse no seu negócio, ele se torna um lead: um possível cliente que precisa ser trabalho e convencido de que ele precisa do seu produto/serviço. Um lead é alguém que entra na sua loja, no seu site ou que te faz um telefonema em busca de informações. É sua responsabilidade atende-lo e, sempre que possível, reter as informações do mesmo para um futuro contato.

Landing Page: em tradução literal do inglês, significa “página de aterrisagem”, ou seja, a página por onde alguém entra no seu site. É claro que seu site tem uma “home page”, porém, muitas vezes ela não é otimizada para um objetivo. Por isso, a landing page varia de acordo com cada campanha criada.

SEO: search engine optimization. Trata de um conjunto de técnicas capazes de ajudar o seu site a ranquear de forma orgânica nas pesquisas. Ranqueando melhor, você tem mais visibilidade e consequentemente, maior chance de atrair consumidores.

CTA: call to action. Geralmente refere-se a um botão ou link com um objetivo claramente definido. É uma chamada para ação do tipo “Clique aqui”, “Inscreva-se agora”, “Compre agora”, etc.

Para ver outros termos do marketing digital, separemos um artigo completo com os 54 itens que você precisa conhecer.

O plano de marketing de 1 página

Agora que você já entende um pouco mais sobre marketing digital, comece a montar o seu planejamento utilizando o template do plano de marketing de 1 página. Clique aqui para fazer o download do PDF.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn