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Fundo sólido com o texto "Growth Hacking".

O que é growth hacking?

Hackear. Todo mundo está em busca de uma forma de crescer mais rápido, de hackear o sistema e ter algum tipo de vantagem. Porém,  o que é growth hacking na realidade? Quais as técnicas milagrosas utilizadas para alancar um negócio da noite para o dia?

A verdade é que não existe hack, não existe mágica. Growth hacking foi um termo adotado para categorizar qualquer forma de desenvolver um negócio que pudesse ser considerada “forma de comum”.

Um exemplo de 1956: McDonalds

Para você entender que “growth hacking” não se trata de milagres, um dos melhore exemplos foi a estratégia adotada pelo McDonalds já em 1956.

Quando o sistema de estradas interestaduais foi adotado nos EUA é que veio a grande sacada: executivos do McDonalds previram que um grande número de pessoas iria se deslocar nas rodovias, e posicionar restaurantes nos acessos e saídas das rodovias seria uma forma de trazer visibilidade para a rede de fast food.

O simples fato de você estar dirigindo e avistar o logo da rede já desperta em seu cérebro a vontade de fazer uma parada rápida para comer.

Como você pode ver, growth hacking trata de ideias “fora da caixa” – ideias capazes de atingir os consumidores de forma inteligente.

Treine sua mente para o “growth hacking”

Sua empresa precisa crescer. Entender essa necessidade é o primeiro passo para começar a desenvolver estratégias de growth hacking. A partir daí, é preciso encontrar ideias que possibilitem (1) exposição do seu produto/serviço e (2) fácil acesso ao consumidor.

Uma das formas mais tradicionais de obter o crescimento acelerado é utilizando parcerias.

Você com certeza já viu a participação de 2 artistas em uma única música. Geralmente, podemos identificar a parceria (ou colaboração) quando o título da música traz o nome de dois cantores e a abreviação “feat.” (featuring). Essa é uma forma de atingir o público de 2 artistas com uma única música.

Na era digital, temos visto muitas parcerias entre digital influencers – o conceito é o mesmo: ganhar exposição e atingir 2 públicos com o mesmo conteúdo.

Growth Hacking é uma mentalidade

Como você deve ter entendido, growth hacking pode ser considerado um conjunto de ações em benefício do crescimento de um negócio. Além das ideais em si, é importante notar que o conceito de growth hacking atual sempre está acompanhado das novas ferramentas de análise de dados. Afinal, relatórios e métricas ajudam na tomada de decisão.

Em cada passo da sua estratégia, tenha relatórios disponíveis para saber se o que você está fazendo está no caminho certo ou não. Growth Hacking também é otimizar o orçamento, extraindo o máximo de resultados com o mínimo de verba disponível.

Um último exemplo: cross selling

Esta é uma técnica de vendas que leva o consumidor a comprar mais do que inicialmente ele iria comprar. Vamos usar novamente o exemplo clássico do McDonalds: quando você faz o pedido de um sanduíche, automaticamente o atendente vai oferecer a bebida e as fritas. São produtos relacionados que geralmente, são vendidos juntos. Se sua intenção era apenas comprar um sanduíche, muito provavelmente você agora vai comprar o combo completo devido à sugestão que recebeu.

Em outros cenários, pense em como o seu produto/serviço completa outros e então, busque parcerias. Pense como no fluo do consumidor: por onde ele vai passar, o que ele vai pensar, o que ele vai ver. Desta forma, você estimula seu raciocínio para encontrar alternativas de oferecer o seu próprio produto/serviço, acelerando o crescimento das suas vendas.

Lembre-se: geralmente é mais fácil vender mais para um mesmo consumidor do que vender diversas vezes para diferentes consumidores.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn