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Ilustração realista mostrando um gestor de redes sociais concentrado em seu trabalho, em uma mesa de escritório moderno. A pessoa observa atentamente a tela do computador, que exibe uma interface genérica de mídia social, sugerindo a gestão de conteúdo digital. O ambiente do escritório, bem iluminado, reforça a atmosfera produtiva e envolvente da cena.

O que faz um social media? Guia completo.

As redes sociais transformaram a forma como fazemos marketing, marcando a evolução dos tradicionais 4Ps do Marketing. Com o avanço do mercado, novas profissões surgiram, incluíndo o “gesto de redes sociais”, mas afinal, o que faz um social media?

O que faz um social media?

Ser um “Social Media” é um jeito abrasileirado de descrever alguém que trabalha com redes sociais de forma quase que genérica. A verdade é que para descrever a profissão em si, precisamos definir o que esta pessoa faz. Pode ser um gestor de redes sociais, um coordenador de redes sociais, um estagiário de redes sociais, etc. No final das contas “social media” é apenas “rede social” e não é exatamente o nome de uma profissão.

Um “social media” geralmente é a pessoa que trabalha com planejamento, criação de conteúdo, interação, etc – é quem faz o gerenciamento de todos os pontos de contato dentro do universo das redes sociais.

Apesar de ser um cargo de grande importância, as vezes, é um “social media” é menosprezado pois acaba tendo que fazer diversas funções e assumir diversas responsablidades como copy, design e estratégia – o problema está no entendimento da função.

1. Planejamento (e Linhas Editoriais)

Dependendo da estrutura da empresa, pode sobrar para o “social media” a definição da estratégia que será utilizada nas redes. Em empresas pequenas, não há espaço para um diretor de marketing, um gerente de marketing e um gerente de redes sociais, por exemplo. Cabe ao social media trabalhar no planejamento estratégico para definir que tipos de conteúdo serão publicados, desenvolvendo a linha editorial que será utilizada.

Isso vai desde a análise do público até a criação de peças com copy e design.

2. Criação de Conteúdo

De posse das diretrizes definidas na fase de planejamento, agora é hora de executar e criar. Esta é a área mais conhecida por todos pois trata daquilo que será efetivamente publicado, incluíndo design, copy, legendas, vídeos, infográficos, etc.

Todo o conteúdo criado deve sempre ter um objetivo claro e definido que deseja alcançar.

3. Interação (Comentários, Likes, Respostas)

Antigamente tinhamos uma “via de mão única” na comunicação, onde a empresa falava e o consumidor apenas ouvia e recebia as mensagens. Agora, é preciso manter uma conversa aberta com o público.

É responsabilidade do social media gerenciar a expectativa do público e estar sempre atento aos comentários e mensagens. O objetivo é fortalecer e humanizar a imagem da empresa.

4. Gestão de Comunidades

Se você conhece o primal branding, já sabe da importância de cultivar comunidades. Comunidades fortalecem e perpetuam uma marca. Uma comunidade forte cria embaixadores, capazes de divulgar sua marca como no funil ampulheta.

5. Relatórios

Dados são a chave para o sucesso. A maior vantagem de anunciar nas redes sociais é a possibilidade de coletar dados e saber exatamente o que está acontecendo, afinal marketing digital é justamente isso: maior alcance, maior segmentação e medições (métricas).

É papel do social media coletar os dados, analisar e tomar decisões baseadas em informações concretas.

Quanto ganha um social media?

Padronizar salários é sempre uma tarefa difícil, afinal, há profissionais melhores e piores. Em geral, quando falamos de contração CLT, a média de salário no Brasil é de R$2.000.00. Isso quando se trata de uma agência pequena onde você terá de fazer de tudo um pouco.

Se você trabalhar como freelancer, pode cobrar de R$500 até cerca de R$3.000.00 de cada cliente. As possiblidades são muito maiores pois com 3 bons clientes você pode faturar 10 mil reais por mês neste modelo.

Como virar um social media?

Bom, vai depender muito daquilo que você mais gosta de fazer nas redes. Você pode ser um designer focado em redes sociais, você pode ser um copywriter, você pode ser um gestor – cada ramificação requer um tipo de especialização.

1. Estude (Formação)

Invista em instrução. Invista em você, aprenda e refine seu conhecimento.

O próximo passo, é se tornar um estrategista digital, capaz de enxergar o todo e desenvolver estratégias mais complexas.

2. Networking

Assim como tudo na vida, networking é essencial. “Quem indica” é um fator importantíssimo na sua carreira profissional. Sua riqueza está na sua rede de contatos.

3. Crie um portfólio

Seu porfólio é seu cartão de visitas. É como você mostra aos outros o potencial que você tem.

4. Esteja antenado

A curiosidade e a capacidade de assimilar novas informações é essncial para quem quer trabalhar com tecnologia e comunicação.

A qualidade de “antenado” é muito importante para acompanhar tendências e não ficar pra trás.

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