O estrategista digital é mais uma das profissões que ganhou notoriedade por volta de 2020. A pandemia do COVID19 acelerou a digitalização de diversas empresas e com ela a necessidade de profissionais especializados nas plataformas digitais.
O que é estrategista digital?
Assim como o copywriter estrategista, o “estrategista digital” é um termo criado para atrair a atenção das pessoas, afinal, estratégia é um assunto antigo que existe desde sempre – no final das contas, ambos acabam tendo funções similares: a de criar estratégias e definir caminhos.
Estratégia é tudo o que envolve planejamento; é a capacidade de antever situações e se preparar para elas antes que aconteçam de fato. Criar estratégias é pensar no futuro e como extrair o melhor de cada oportunidade. O xadrez é um jogo que comumente ilustra o poder da estratégia.
Os níveis organizacionais
Quando o assunto é administração, geralmente utilizamos a pirâmide organizacional para dividir departamentos e funções em 3 níveis principais:
- Operacional
- Gerencial
- Estratégico
O nível estratégico está no topo da pirâmide e é representado pelos CEOs, por exemplo. Numa operação militar, digamos que num porta-aviões, o Almirante é o responsável pela estratégia, por comandar a operação – ele não é responsável por dirigir a embarcação propriamente ou comandar a tripulação, mas faz decisões estratégicas de como enfrentar situações críticas e definir o curso do navio.
O estrategista digital é responsável por definir narrativas, indicar caminhos e tomar decisões que afetarão o futuro do seu negócio na esfera digital.
O que faz o estrategista digital?
Considerando que muitos negócios hoje dependem exclusivamente da internet, podemos dizer que o estrategista digital é o “gerente de marketing digital”, sendo responsável por desenhar toda a estratégia digital de um produto, serviço ou empresa.
O estrategista digital é a palavra final sobre o quê será comunicado, onde e como os anúncios chegarão aos consumidores. É saber o que precisa ser feito para se alcançar um objetivo, sem necessariamente saber utilizar uma ferramenta; é saber definir objetivos e delegar funções para se chegar ao resultado final.
Trazendo para um exemplo mais concreto, podemos dizer que o estrategista digital deve conhecer o poder da ferramenta de anúncios do Facebook, mas ele não necessariamente precisa ser proficiente no uso dela – ele conhece as possibilidades e o poder da ferramenta para agora delegar para alguém a execução.
Quando falamos de marketing, estamos falando de estratégia. Marketing engloba muito mais do que geralmente ensinam por ai. Marketing é a forma como uma empresa se comporta no mercado, desde a definição da identidade visual, à comunicação em anúncios e formas de distribuição.