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Platéia com mãos levantadas para ilustrar conteúdos que geram engajemento, participação do público.

13 Conteúdos que geram engajamento no Instagram

Seu objetivo é ter mais exposição orgânica, ou seja, você quer que o algoritmo do Instagram entregue seu conteúdo para o maior número de pessoas possível. Para extrair o melhor do algoritmo, você precisa de conteúdos que geram engajamento.

Engajamento é um dos principais sinais que o algoritmo leva em consideração quando vai analisar conteúdo: é qualquer tipo de ação que um usuário toma em direção ao conteúdo ou perfil de outro usuário; é fazer o seu público tomar uma ação e participar da rede ao invés de ficar apenas observando.

Formas de engajamento:

  1. Curtidas
  2. Comentários
  3. Compartilhamentos
  4. Mensagens diretas (DM – Direct Messages)
  5. Salvamentos
  6. Tempo assistindo vídeos ou stories

Imagine que cada vez que alguém de sua audiência realiza alguma destas ações, você “ganha pontos”. Quanto mais pontos você tem, mais o algoritmo entende que o seu conteúdo é bom, afinal, muita gente está interagindo com você.

Tipos de conteúdo

Costumamos dizer que há dois objetivos principais para quem está navegando pelo Instagram: aprender algo ou passar o tempo. Assim, temos conteúdos que servem para “educar” ou para “entreter” – estes são os maiores blocos que conteúdo que temos na internet.

Há ainda conteúdos motivacionais (aquelas frases inspiradoras que todo mundo) e conteúdo criado com o objetivo de vender (aquele material mais técnico que tem o objetivo de responder objeções de forma racional, como prova social e estudos de caso).

Assim, separamos uma lista com os principais tipos de conteúdo que você pode postar para conduzir sua audiência a tomar alguma ação.

Lembre-se: é preciso que você sempre direcione seu público objetivamente, pedindo curtidas, comentários, perguntando opiniões.

Lucas Riccieri

13 Conteúdos que Geram Engajamento no Instagram

Antes de começar nossa lista, mais um lembrete importante: foque na sua headline, “o gancho” que vai prender a atenção do público. Se usar fotos, trabalha no título principal. Se usar vídeos, foque nos 2-3 segundos iniciais do seu conteúdo!

  1. Listas Numeradas: quem resiste à uma lista numerada? “3 segredos de” ou “7 passos para” ou “Os 10 melhores destinos” sempre captam a atenção do público (assim como esta lista de conteúdos!)
  2. Mitos e Verdades: este é também um clássico exemplo que funciona muito bem. Fale sobre mitos do seu mercado ou segmento, mostre como algo amplamente tomado como fato é, na verdade, uma mentira! Isso quebra padrões e gera engajamento.
  3. Reviews (Prova Social): faça colagens dos comentários e avaliações que seu público já fez sobre você.
  4. Tutoriais (Como Fazer Algo): busque por assuntos interessantes e ensine algo passo a passo para sua audiência.
  5. Bastidores: todo mundo gosta de saber “como algo foi feito”.
  6. Antes e Depois: mostre a transformação, seja uma construção, limpeza ou qualquer outro tipo de resultado que fique evidente em uma foto.
  7. Mostre erros e falhas: isso humaniza o seu perfil e cria conexão com a audiência.
  8. Retrospectiva: relembre fatos marcantes que estão na memória de todos, invoque o poder da nostalgia.
  9. Quebra-cabeças: utilize charadas ou quebra-cabeças para prender a atenção do seu público.
  10. Entrevistas nos Stories: utilize um convidado numa dinâmica de perguntas e respostas distribuídas por vários stories.
  11. Posts Inspiracionais: aqui há grande chance de você viralizar com uma mensagem impactante!
  12. Temas Polêmicos: com cuidado, aborde temas polêmicos que estão em alta. Se você não estiver confortável em opinar, estimule o seu público a te mandar um comentário sobre algum tema polêmico.
  13. Recomendações de conteúdo: faça e peça recomendações de filmes, livros, lugares para visitar, melhores restaurantes, etc.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn