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Vários ícones para represente a diversidade de resultados que podem aparecer numa busca.

SEO e Inteligência Artificial

Há cerca de 1 ano e meio, estávamos aqui falando do ChatGPT e como ele se tornou referência no mercado de inteligência artificial. Ainda hoje, cada novidade que surge no mercado é capaz de surpreender a todos devido ao poder cada vez maior da IA e as novas formas de como usá-la em nosso dia a dia, incluindo no processo de SEO.

Antes do ChatGPT, se você tinha uma dúvida, a resposta era clara: busque no Google! Depois do ChatGPT, bem, surgiram algumas opções.

O comportamento do consumidor está mudando

Com o surgimento de novas tecnologias, o comportamento do consumidor vem mudando. As novas gerações já fazem buscas com diferentes intenções em redes sociais com o TikTok, YouTube e até mesmo o Instagram.

Antigamente, se você queria uma receita rápida para cozinhar em 10 minutos, você pesquisava no Google. Hoje, já é possível buscar por este conteúdo diretamente dentro do TikTok, por exemplo.

Google SGE: Experiência Generativa de Pesquisa

Para concorrer com as novas redes, o Google vem testando o uso de inteligência artificial no seu mecanismo de pesquisas principal.

Lembre-se sempre que o principal objetivo do Google sempre foi entregar o melhor conteúdo para o usuário, ou seja, o objetivo sempre foi responder às perguntas digitadas no campo de pesquisa.

O que é Google SGE?

Do inglês “Search Generative Experience”, ou “Experiência Generativa de Busca”, SGE é um passo inicial em busca de transformar e otimizar a experiência dos usuários quando utilizam a busca. Conforme a funcionalidade for ficando disponível, os usuários vão notar conteúdo familiar sendo exibido diretamente na páginas de resultados.

Onde antes eram exibidos somente links, agora há conteúdo em texto, vídeos, fotos, ícones, etc.

O objetivo é entregar o máximo de resultados com uma simples busca – já falei sobre isso no Guia completo de SEO.

Com a Experiência Generativa de busca, as pessos podem:

  1. Fazer perguntas mais complexas e descritivas (similar à long-tail keywords).
  2. Entender mais sobre um tópico rapidamente, com links e imagens exibidos logo de primeira.
  3. Começar algo novo diretamente da barra de buscas – como gerar um rascunho de um texto ou imagem.
  4. Dê continuidade às pesquisas, adicionando termos e fazendo follow-ups sobre sua pergunta inicial.

Antes, a página de resultados trazia apenas links, como estes:

A evolução vem acontecendo ao longo dos últimos anos com a melhora dos resultados e mais informações sendo exibidas diretamente na página de buscas, sem que você precise clicar em nenhum link.

Se você buscar por uma pessoa, conseguirá ver rapidamente fotos, informações pessoais, notícias, vídeos, links para redes sociais etc.

Como funciona a SGE?

O principal objetivo da experiência generativa de buscas (SGE) é entregar resultados para os usuários de forma rápida e com menos interações possíveis.

Visão geral sobre um tópico com IA

Quando apropriado, a SGE vai mostrar detalhes sobre um tópico como um breve resumo.

Estes resumos servirão como ponton de partida para os usuários explorarem uma infinidade de conteúdos sobre o mesmo tema. A SGE vai mostrar também as fontes de onde retirou informações, para que o usuário possa navegar diretamente para fontes externas e explorar mais sobre o assunto.

Facilidade de follow-up

Haverá a opção de simplesmente clicar em “Fazer uma pergunta de follow-up” para refinar os resutlados e obter mais informações rapidamente. Os usuários poderão clicar também em “sugestões” para descobrir mais informações relevantes.

Experiências verticais

A inteligência artificial generativa na busca será também útil para jornadas de informação em verticais específicos (nichos, ou objetivos claramente definidos), como compras ou buscas locais, que frequentemente apresentam diferentes tipos de informação. No contexto de compras, por exemplo, ela pode trazer informações sobre produts como reviews, facilitando decisões de compra de forma mais rápida e simples. Para buscas de produtos, poderemos ter uma lista detalhes importantes e principais características e benefícios.

13 tipos de conteúdos interativos

Para entender mais sobre o poder da inteligência artificial, separei aqui o que considero serem os 10 principais tipos de resultados que você já pode encontrar em uma busca.

1. Resultados Orgânicos

Este é o resultado tradicional das SERPs que o Google exibe desde que foi criado.

2. Anúncios

Este é provavelmente o tipo de resultado mais antigo depois dos resultados orgânicos.

3. Resultados Locais

Quando você busca por um negócio em sua cidade ou região, o Google exibe um mapa com os principais resultados em destaque, juntamente com sua posição no mapa e endereço.

4. Painel de Conhecimento (Knowledge panel)

Como mostramos acima, estes resultados incluem diversas informações a respeito de um tema.

5. Painel de Imagens

Se o Google identificar que sua busca será melhor respondida com imagens, ele exibirá um grupo de imagens no topo dos resultados, mesmo que sua pesquisa não tenha sido feita efetivamente no campo de “imagens”.

6. Painel de Vídeos

Resultados podem exibir vídeos diretamente na página de resultados de buscas (SERPs) e você inclusive pode dar o “play” nos vídeos logo após a pesquisa.

7. Featured Snipped (Resultado 0)

Este é o primeiro resultado a ser exibido para muitas pesquisas. Se o Google encontrar uma resposta exata para seu termo de pesquisa, ele vai trazer a informação de forma destacada.

8. Sitelinks

Se a estrutura do seu site foi bem desenvolvida, o Google é capaz de enxergar os principais links e exibí-los de forma separada.

9. Perguntas Frequentes (People Also Ask)

Este é um dropdown com diversas perguntas relacionadas à busca inicial.

10. Notícias

Principais notíficias sobre o tema que está sendo pesquisado, geralmente, resultados são indexados instantaneamente e uma notícia publicada pode ser exibida numa busca até 5 minutos depois.

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