Início » O que é planejamento estratégico?
Calendário editorial para ilustrar o que é planejamento estratégico

O que é planejamento estratégico?

Essa semana a influencer Bianca Andrade (Boca Rosa) divulgou em seus stories um pouco do que chamou de planejamento estratégico. O termo rapidamente ganhou relevância e quero mostrar pra você o que é planejamento estratégico, que em outras palavras, é marketing.

Lembre-se: marketing é estratégia e estratégia é observar o todo e planejar.

A verdade é que é tudo bem simples e faz parte do universo essencial de marketing. Como já falei em outros artigos, de vez em quanto surgem novos termos por aí com objetivo de chamar a atenção do leitor, afinal, falar de “marketing” é muito comum mas falar de “planejamento estratégico” soa muito mais chamativo, assim como “copywriter estrategista” soa melhor do que “gerente de marketing” e “linha editorial” soa muito melhor do que “tema principal”.

Desmistificando o planejamento estratégico

Um dos principais conceitos (frameworks) do mundo da administração de negócios é a pirâmide que organiza os níveis operacionais, táticos e de estratégia (ou pirâmide organizacional ou de níveis organizacionais).

Podemos também pensar em “aqueles que fazem acontecer” no nível operacional, “aqueles que gerenciam a operação” no nível tático e “aqueles que definem os caminhos a serem seguidos” no nível estratégico.

Dentro do marketing, temos os 3 níveis que podem ser divididos da seguinte forma:

  1. Operacional: designers, promotores de venda, vendedores, influenciadores.
  2. Tático: gerentes de marketing – aqueles que gerenciam o todo e aplicam as decisões e diretrizes criadas pelo nível estratégico.
  3. Estratégico: CEOs, diretores de marketing, CMOs – são eles que planejam o futuro da empresa, definem os objetivos de comunicação e resultados esperados.

A verdade é que a estrutura de uma empresa pode variar muito. Em uma empresa cujo proprietário não tem conhecimento de mercado, ele pode simplesmente contratar um gerente de marketing e deixar tudo sob sua responsabilidade. Neste caso, o gerente toma conta dos níveis táticos e estratégicos, por exemplo.

Planejamento estratégico é pensar no longo prazo, nas decisões maiores que irão definir todo o caminho pelo qual sua empresa vai andar.

A Boca Rosa errou

Talvez a Bianca, talvez a equipe dela ou talvez a forma como o público recebeu a mensagem: o que foi divulgado nos stories não é a totalidade de um planejamento estratégico, é apenas um planejamento do que postar nos stories.

Em um post mais recente no Instagram da influencer, mais um equívoco. O post diz:

Planejamento estratégico é essa ferramenta usada essencialmente no mercado digital, é o ponto de partida de para a organização das suas metas e objetivos nas redes sociais com base na criação de conteúdo, postagens, estudos de público e mercado.

É importante ressaltar que planejamento estratégico não é usado “essencialmente no mercado digital”. Planejamento estratégico é parte do dia a dia de todas as empresas desde antes da internet existir!

Da forma como foi exposto, parece que é algo especial para o mercado digital, o que pode levar muita gente ao engano.

Assim, quando falamos de marketing, estamos falando essencialmente de planejamento estratégico.

Um script para fazer stories é simplesmente um script, um guia. Você pode chamar de calendário editorial, mas não reduza a complexidade de “planejamento estratégico” a simplesmente fazer um guia para conteúdo! É claro que para chegar naquele script, podemos falar na pesquisa de público, na definição da comunicação – então, em defesa do conceito difundido pelo pessoal da Boca Rosa, dá pra chamar de “micro planejamento estratégico”, ou a parte operacional do planejamento todo… com certeza eles são bons de estratégia, mas os termos estão um pouco equivocados.

A definição da linha editorial é um passo importante para organizar seu conteúdo e reforçar sua imagem na internet, é componente da sua estratégia de branding. Depois, a definição de como operacionalizar suas linhas editoriais compõe o seu planejamento estratégico.

Todas as peças estão interligadas! Isso é marketing: um conjunto complexo de matérias que juntas, tem um objetivo definido.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn