Se você já entendeu conceitualmente o que é o mix de marketing após ler os artigos “Marketing para quem não é do marketing” e “Os 4 Ps do Marketing”, este artigo trará uma visão mais prática de como utilizar este sistema para criar sua estratégia de marketing.
O que é o mix de marketing?
Para resumirmos, é um sistema que ajuda o profissional de marketing a desenvolver um planejamento. O que é um sistema? É uma forma prática de seguir passos para analisar diferentes ângulos de um projeto.
Na prática, você já entende que os 4 Ps compõe o mix de marketing e com a evolução dos meios de comunicação, há uma nova forma de trabalharmos com os 4 Ps.
Ao terminar de estruturar o mix de marketing, o resultado deve ser um documento bastante completo com todas as informações sobre o seu negócio.
Produto
- Descrição
- Características
- Diferencial de mercado (USP – unique selling proposition)
- O que será necessário para fabricar o produto?
- Qual a logística para transportar o produto?
- Qual o nome do produto?
- A embalagem já foi desenvolvida? Será plástico? Vidro? Madeira?
- O rótulo já foi desenvolvido?
- Que elementos devem estar presentes no rótulo para que o consumidor perceba o valor daquilo que está comprando? O produto tem certificações? É sustentável?
Produto + Solução
- Qual o problema dos consumidores que o seu produto vai ajudar a solucionar?
- Como o produto vai ajudar os consumidores a solucionar esse problema?
- Como o produto será usado pelos consumidores?
- Quais os benefícios que o consumidor “sentirá na pele” ao usar o produto?
Praça
- Onde o produto será vendido?
- Como ele vai chegar até a loja? Precisa ser refrigerado?
- Como o produto será exposto na loja? Haverá material de PDV? Display? Panfletos?
- A equipe da loja está treinada para vender o seu produto? Eles conhecem os benefícios para informar ao consumidor?
- É um produto genérico de supermercado ou precisa de uma loja ao estilo boutique?
- Como os concorrentes estão posicionados nas lojas?
Praça + Facilidade de acesso
- O produto é vendido online?
- A loja online segue as boas práticas do Google?
- Tem uma conta Google Shopping configurada?
- Seu site é responsivo?
- Segue boas práticas de SEO?
- Quais as formas de pagamento?
- Como é o fluxo do usuário durante a compra?
Preço
- Qual o custo para você obter o produto?
- Quais os custos relacionados à venda do produto? (Impostos, comissões, frete, etc)
- Qual a margem de lucro?
- Como o preço do seu produto se compara à concorrência?
- Você adicionou benefícios demais e o produto ficou caro?
- Haverá programa de fidelidade? Como isso está previsto na margem?
Preço + Valor
- Como os consumidores enxergam o seu produto?
- Como os consumidores enxergam a sua marca?
- O consumidor está disposto a pagar o seu preço pelos benefícios do produto?
- A qualidade do seu produto está clara para os consumidores?
Promoção
- Aonde está o seu público-alvo?
- Vale a pena fazer material impresso?
- Será necessário participar de evento para expor o produto?
- Como os benefícios do produto serão comunicados ao consumidor?
- Como impactar o consumidor com sua mensagem?
- Qual será a copy da mensagem?
- Serão feitos anúncios em revistas? Facebook? Instagram? Google Search?
- Quando os anúncios serão feitos? É um produto sazonal?
- Como seus concorrentes se comunicam com o público-alvo?
- Como será feita a captação de leads? Como será feito o follow up?
- Você vai precisar combinar estratégias online como ações offline?
Promoção + Educação
- Há uma estratégia de conteúdo desenvolvida?
- Há necessidade de influencers técnicos falarem sobre o seu produto? (Por exemplo, médicos falando sobre algum benefício).
- Haverá material educativo disponível de graça?
- Como estimular o boca-a-boca e fazer com que os clientes tornem-se divulgadores do seu produto?
Conclusão
De forma prática, você pode utilizar este framework para desenvolver sua estratégia. Além disso, faça também o download do PDF do plano de marketing de 1 página que vai te ajudar a organizar o seu negócio.