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24 Exemplos de Headlines e modelos pra seguir

O primeiro objetivo de qualquer campanha de marketing deve ser chamar e prender a atenção da audiência. Sem isso, fica difícil passar qualquer tipo de mensagem. Para alcançar esse primeiro objetivo, você precisa de um “gancho”, uma headline, uma chamada forte que instigue sua audiência a continuar lendo ou assistindo o seu material — e para facilitar, você pode usar os exemplos de headlines que vamos compartilhar aqui. Estes, historicamente, são poderosos e funcionam para despertar o interesse do público.

O que é uma headline?

Se traduzirmos do inglês, diríamos que é a “linha de texto que fica no cabeçalho”, ou a “primeira linha de texto” de um texto, que seria o título. O termo “manchete” é popularmente utilizado em artigos de jornais e revistas, e tem o objetivo de justamente resumir o conteúdo do texto em poucas palavras, a fim de captar a atenção do leitor.

Nada novo até aqui, certo? Todo texto extenso precisa de um título seja breve e interessante.

No marketing, utilizamos o termo headline para nos referir justamente ao primeiro contato que a audiência terá com nosso texto. A headline é geralmente o título da sua landing page, ou de sua carta de vendas.

Headlines e Hierarquia

É possível ter múltiplas headlines em um texto. A headline ou título principal é normalmente aquela “big idea’, a ideia central do seu texto. Quando falamos de SEO, a headline principal é o H1 da sua página – essa é uma referência ao código HTML que fica por trás do visual da sua página.

Cada bloco de texto dentro da sua página também pode ter headlines. E aqui, usamos diferentes tags como H2, H3, H4 para estruturar o seu conteúdo.

6 passos para criar headlines

Marketing começa com análise de mercado, e para criar sua campanha, você vai precisar começar planejando:

  1. Conheça sua persona: para que sua audiência se interesse por algo, é preciso que você conheça exatamente com quem você está se comunicando. Não adianta escrever o que você gosta mas sim o que vai impactar o público. Utilize o mapa de empatia para ter uma visão clara de quem é o seu público e qual linguagem deve usar.
  2. Seja claro e objetivo: antigamente, era comum buscar por slogans ou headlines cheia de filosofia e significados escondidos. A verdade é que este formato não dizia muita coisa. Hoje, com o avançado do mundo digitalizado e a alta concorrência pela atenção do público, vale mais a pena ir direto ao ponto. Este é um dos principais princípios do design: seja objetivo. Design não é só arte e visual, é também desenvolver ideias com um objetivo definido.
  3. Tenha uma promessa clara: qual o objetivo da sua página? Isso deve estar claro já em sua headline. Que tipo de transformação seu público vai ter?
  4. Seja íntegro: não exagere com promessas mirabolantes que podem soar como forçadas ou mentiras. O segredo está em atingir o balanço entre uma promessa forte e alcançável.
  5. Utilize gatilhos mentais: agora que você conhece sua audiência, utilize técnicas para explorar as tendências cognitivas que estão instaladas no subconsciente de todas as pessoas.
  6. Utilize linguagem atrativa: nada muito complexo, mas busque por palavras e termos que impactem seu público. Utilize adjetivos atrativos, que tem o poder de encantar.

Exemplos de headlines

Agora que você já sabe o que é preciso para construir uma boa headline, aqui estão alguns modelos e exemplos pra você seguir:

Guias e Como Fazer

  1. Como fazer
    • Como ganhar dinheiro na internet?
    • Como desenvolver sua autoridade digital?
    • Como chegar ao topo da pesquisa do Google?
  2. Os guias
    • Guia completo para pedir um aumento em seu trabalho
    • Guia completo do marketing digital
    • Ciência da computação: guia de carreira completo
  3. Faça como a celebridade
    • Como Raiam chegou se tornou influenciador
    • Os passos que tornaram Caio Carneiro um fenômeno da internet
    • Ganhe dinheiro com a estratégia do Steve Jobs
  4. Benefício sem custo
    • Transforme sua vida sem gastar nada
    • Gere exposição sem investir em tráfego
    • Venda seu produto com custo zero
  5. Tutorial
    • Passo a passo para ganhar dinheiro online
    • Tutorial completo para influenciar pessoas
    • O tutorial definitivo para mudar de viajar com milhas
  6. Resultados e um prazo definido
    • Como obter mais seguidores em 30 dias
    • Desafio 30 dias para perder peso
    • Transforme sua mente em 1 semana
  7. Comparação com profissionais
    • Grave vídeos como profissionais de Hollywood
    • Gerencie seu dinheiro como a elite de 1% do mundo faz
    • Aprenda a falar em público como profissional

Listas Numeradas

  1. Lista Tradicional
    • As 10 formas de ganhar dinheiro online
    • 7 passos para transformar sua carreira
    • Os 3 melhores restaurantes do mundo
  2. Lista com teaser
    • As 3 formas de influenciar pessoas (a segunda é incrível)
    • Os 7 melhores destinos para as férias (o número 5 é ideal para famílias)
    • Você precisa destes 5 gadgets para gravas vídeos profissionais (o terceiro item é essencial em qualquer setup)
  3. Prova científica e método comprovado
    • Os 5 métodos comprovados para chegar ao topo do Google
    • Somente 9% das pessoas fazem isso
    • Estudo comprova as 3 principais formas de meditar
  4. Lista de erros
    • Os 3 principais erros que as pessoas cometem na internet
    • Aqui estão as 3 razões pela qual você não prospera
    • Os 5 erros mais comum de quem viaja para outro pais
  5. Lista de segredos
    • Os principais segredos de quem ganha dinheiro online
    • Os 3 segredos para ganhar dinheiro online
    • Os segredos da elite: 3 formas de viajar de graça
  6. Lista de Hacks
    • Os 3 hacks para ganhar dinheiro online
    • 5 hacks para viajar de graça
    • Os 4 hacks para obter o máximo de sua passagem aérea
  7. Métodos pouco conhecidos
    • Os 3 métodos que ninguém revela para viajar de graça
    • 5 métodos infalíveis e secretos para ganhar dinheiro online

Explicações e porquês

  1. O que fazer e o resultado
    • Economizar 1 real por dia vai te deixar rico
    • Banho gelado todos os dias para obter mais foco durante trabalho
    • Medite 1 hora por dia para ter mais energia
  2. Explore a falta de informação
    • É isso que os médicos fazem quando ficam doentes
    • Tudo o que você precisa saber antes de viajar para Dubai
    • Antes de comprar um laptop, você precisa ler isso
  3. Explique a concorrência
    • Os maiores influenciadores fizeram isso para ganhar seguidores
    • Analisamos a concorrência: isso é o que todos estão fazendo
    • Estes são as principais estratégias das grandes empresas

Outros (use sua criatividade!)

  1. Explore o medo
    • Para de fazer isso agora: você está perdendo seguidores
    • Chega de estratégias amadoras: você está perdendo tempo
    • Se continuar fazendo isso, você não vai sair do lugar
  2. Coloque-se a disposição
    • Vamos desenhar uma nova estratégia
    • Conte comigo para transformar sua vida
    • Vou compartilhar o que fiz para chegar nestes resultados
  3. Questione
    • Você se sente falido?
    • Parece que você está estagnado e não sai do lugar?
    • Falta clareza e você não sabe por onde começar?
  4. Instigue
    • Você não vai ganhar dinheiro se não fizer isso
    • Já pensou em viajar de graça na primeira classe?
  5. Dê um comando (imperativo)
    • Faça isso para chegar ao topo do Google
    • Faça isso para atrair mais leads para sua empresa
  6. Crie dúvida
    • Você está sabotando seus resultados fazendo isso
    • Você está deixando dinheiro na mesa
  7. Estimule a visualização do resultado
    • E se você ganhasse 20 mil reais em um único projeto?
    • E se você pudesse viajar sem gastar mais do que 100 reais?

Seja criativo

Veja que todos estes exemplos de headlines são bases para você seguir, mas não precisam ser exatamente escritos nos formatos apresentados. Utilize sua criatividade e misture diferentes tipos e diferentes gatilhos mentais quando for escrever suas headlines.

Se estiver sem ideias, use o ChatGPT

Construir headlines e textos persuasivos dependem muito do feeling do copywriter, isso é, do conjunto de experiências que ele tem e o tornam uma pessoa única. Também depende de sua habilidade com os recursos da língua portuguesa e do seu entendimento das emoções humanas.

O ChatGPT foi alimentado com milhões de modelos de textos e diferentes narrativas, semelhante a toda a bagagem que um bom copywriter precisa ter. Agora, em alguns segundos, é possível obter ideias de textos e headlines através de prompts (comandos) que você insere na ferramenta. Com base nos dados que ele tem, ele pode construir títulos em alguns segundos.

Depois, você só precisa ajustar para sua necessidade – a inteligência artificial ajuda muito quem trabalha com textos.

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