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Palavra TRENDS num balão para ilustrar as tendências de marketing digital 2023

10 Tendências de Marketing Digital 2023

Já percebeu que muitas das tendências que temos hoje em dia são apenas a repetição de algo que sempre existiu? As tendências de marketing digital 2023 não são diferentes: há alguns avanços de tecnologia que serão explorados cada vez mais, como a análise de dados (data science) e outras estratégias que nunca deixam de ser tendências.

Em 2020, destacamos as tendências que se consolidaram em 2021 e 2022 e agora é hora de atualizarmos a lista e trazermos de volta alguns conceitos que continuarão em alta.

1. Reveja seus conceitos de marketing

Você pode não acreditar, mas tudo que vemos hoje em termos de marketing, sempre existiu – com excessão do canal digital, é claro que este é o maior avanço dos últimos anos. Porém, os conceitos são os mesmos.

Reveja as tendências de marketing que destacamos para 2021 pois elas continuam em alta;

  • Conteúdo gerado pelos usuários
  • Profissionalização do mercado digital
  • Reter a atenção
  • Educação online
  • Nostalgia

Aqui, reter a atenção é sempre a chave do sucesso: toda estratégia começa com o principal objetivo de captar a atenção, de cativar a audiência para em seguida passar uma mensagem.

2. Vídeos

Vídeos continuam em alta, como sempre. A televisão sempre foi o principal canal de comunicação com as massas, e agora essa atenção vem se voltando pra internet.

Para os algoritmos das plataformas, isso é ótimo pois vídeos facilitam traçar o perfil dos usuários e identificar o que realmente os interessa.

O Instagram vem investindo cada vez mais nos Reels e recentemente liberou uma atualização que transformou todos os vídeos dentro da plataforma em Reels. O objetivo é facilitar a experiência do usuário e fortalecer a marca – agora não existem “vídeos” dentro do Instagram, somente “Reels”; o objetivo é marcar na cabeça da audiência a relação entre Reels e Instagram.

3. Análise de dados

Uma das principais vantagens do canal digital sobre os outros canais é justamente a possibilidade de analisar dados em uma escala nunca antes imaginável.

Utilizar o Google Analytics ou Data Studio é mais importante do que nunca para entender o comportamento do usuário e visualizar o que precisa ser melhorado em sua estratégia.

4. SEO (Search Engine Optimization) e Marketing de Conteúdo

Conteúdo é outra tendência que sempre moveu o mundo (jornais, revistas, TV) e hoje, mais do que nunca, continua sendo importante em qualquer estratégia de marketing. E com conteúdo, é importante investir em SEO para atrair tráfego e ganhar exposição.

Eu separei 29 estratégias SEO que todo mundo precisa conhecer.

E pra gerenciar e distribuir o seu conteúdo, vale a pena ter o sistema de um blog conectado ao seu site principal.

5. TikTok

Não sou fã da plataformas, mas não há como negar que há muita gente utilizando o Aplicativo – então, é seu dever investir em conteúdo para o TikTok pois lá existe audiência e onde existe audiência, podem existir vendas.

Mas lembre-se: a audiência do TikTok é muito específica, então sua estratégia deve ser muito bem planejada para alcançar seus objetivos. Falei sobre isso quando comentei se vale a pena investir no TikTok Ads.

6. Native Ads

Essa é uma categoria de anúncios geralmente menos explorada. Se tratam de “Advertoriais”: são anúncios que não parecem anúncios – são textos publicitários criados por empresas e estão disfarçados como notícias.

As principais plataformas para trabalhar com estes anúncios: Taboola e Outbrain que trabalham com a recomendação de conteúdo.

7. Pesquisas e comandos de Voz

Este mercado vem crescendo, não há como negar – comece a investir aqui para ser pioneiro e estar preparado para o futuro.

8. Inteligência Artificial (IA)

Chat bots, análise de dados, comandos de voz… tudo está conectado com o avanço do processamento das máquinas e a inteligência artificial.

Cuidado com chatbots inúteis: se utilizar chatbots, lembre-se de sempre ter uma opção em que o usuário possa conversar com uma pessoa também.

O ChatGPT é a tecnologia que promete revolucionar o mundo nos próximos anos.

9. Personalização

Esta é outra tendência que nunca sai de moda. Oferecer produtos personalizados, atendimento personalizado deve ser prioridade de empresas que querem se solidificar no mercado.

Isso encanta clientes e fortalece relacionamentos.

10. Diversidade

Já percebeu como os anúncios tem cada vez mudado mais em termos visuais? Esse é um grande avanço e agora você encontra diversidade de gênero e raças em todo lugar – não existe mais um único padrão de beleza.

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