O primeiro objetivo de qualquer campanha de marketing deve ser chamar e prender a atenção da audiência. Sem isso, fica difícil passar qualquer tipo de mensagem. Para alcançar esse primeiro objetivo, você precisa de um “gancho”, uma headline, uma chamada forte que instigue sua audiência a continuar lendo ou assistindo o seu material — e para facilitar, você pode usar os exemplos de headlines que vamos compartilhar aqui. Estes, historicamente, são poderosos e funcionam para despertar o interesse do público.
O que é uma headline?
Se traduzirmos do inglês, diríamos que é a “linha de texto que fica no cabeçalho”, ou a “primeira linha de texto” de um texto, que seria o título. O termo “manchete” é popularmente utilizado em artigos de jornais e revistas, e tem o objetivo de justamente resumir o conteúdo do texto em poucas palavras, a fim de captar a atenção do leitor.
Nada novo até aqui, certo? Todo texto extenso precisa de um título seja breve e interessante.
No marketing, utilizamos o termo headline para nos referir justamente ao primeiro contato que a audiência terá com nosso texto. A headline é geralmente o título da sua landing page, ou de sua carta de vendas.
Headlines e Hierarquia
É possível ter múltiplas headlines em um texto. A headline ou título principal é normalmente aquela “big idea’, a ideia central do seu texto. Quando falamos de SEO, a headline principal é o H1 da sua página – essa é uma referência ao código HTML que fica por trás do visual da sua página.
Cada bloco de texto dentro da sua página também pode ter headlines. E aqui, usamos diferentes tags como H2, H3, H4 para estruturar o seu conteúdo.
6 passos para criar headlines
Marketing começa com análise de mercado, e para criar sua campanha, você vai precisar começar planejando:
- Conheça sua persona: para que sua audiência se interesse por algo, é preciso que você conheça exatamente com quem você está se comunicando. Não adianta escrever o que você gosta mas sim o que vai impactar o público. Utilize o mapa de empatia para ter uma visão clara de quem é o seu público e qual linguagem deve usar.
- Seja claro e objetivo: antigamente, era comum buscar por slogans ou headlines cheia de filosofia e significados escondidos. A verdade é que este formato não dizia muita coisa. Hoje, com o avançado do mundo digitalizado e a alta concorrência pela atenção do público, vale mais a pena ir direto ao ponto. Este é um dos principais princípios do design: seja objetivo. Design não é só arte e visual, é também desenvolver ideias com um objetivo definido.
- Tenha uma promessa clara: qual o objetivo da sua página? Isso deve estar claro já em sua headline. Que tipo de transformação seu público vai ter?
- Seja íntegro: não exagere com promessas mirabolantes que podem soar como forçadas ou mentiras. O segredo está em atingir o balanço entre uma promessa forte e alcançável.
- Utilize gatilhos mentais: agora que você conhece sua audiência, utilize técnicas para explorar as tendências cognitivas que estão instaladas no subconsciente de todas as pessoas.
- Utilize linguagem atrativa: nada muito complexo, mas busque por palavras e termos que impactem seu público. Utilize adjetivos atrativos, que tem o poder de encantar.
Exemplos de headlines
Agora que você já sabe o que é preciso para construir uma boa headline, aqui estão alguns modelos e exemplos pra você seguir:
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Explicações e porquês
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- Analisamos a concorrência: isso é o que todos estão fazendo
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Outros (use sua criatividade!)
- Explore o medo
- Para de fazer isso agora: você está perdendo seguidores
- Chega de estratégias amadoras: você está perdendo tempo
- Se continuar fazendo isso, você não vai sair do lugar
- Coloque-se a disposição
- Vamos desenhar uma nova estratégia
- Conte comigo para transformar sua vida
- Vou compartilhar o que fiz para chegar nestes resultados
- Questione
- Você se sente falido?
- Parece que você está estagnado e não sai do lugar?
- Falta clareza e você não sabe por onde começar?
- Instigue
- Você não vai ganhar dinheiro se não fizer isso
- Já pensou em viajar de graça na primeira classe?
- Dê um comando (imperativo)
- Faça isso para chegar ao topo do Google
- Faça isso para atrair mais leads para sua empresa
- Crie dúvida
- Você está sabotando seus resultados fazendo isso
- Você está deixando dinheiro na mesa
- Estimule a visualização do resultado
- E se você ganhasse 20 mil reais em um único projeto?
- E se você pudesse viajar sem gastar mais do que 100 reais?
Seja criativo
Veja que todos estes exemplos de headlines são bases para você seguir, mas não precisam ser exatamente escritos nos formatos apresentados. Utilize sua criatividade e misture diferentes tipos e diferentes gatilhos mentais quando for escrever suas headlines.
Se estiver sem ideias, use o ChatGPT
Construir headlines e textos persuasivos dependem muito do feeling do copywriter, isso é, do conjunto de experiências que ele tem e o tornam uma pessoa única. Também depende de sua habilidade com os recursos da língua portuguesa e do seu entendimento das emoções humanas.
O ChatGPT foi alimentado com milhões de modelos de textos e diferentes narrativas, semelhante a toda a bagagem que um bom copywriter precisa ter. Agora, em alguns segundos, é possível obter ideias de textos e headlines através de prompts (comandos) que você insere na ferramenta. Com base nos dados que ele tem, ele pode construir títulos em alguns segundos.
Depois, você só precisa ajustar para sua necessidade – a inteligência artificial ajuda muito quem trabalha com textos.