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Foguete subindo ao céu em referência aos tipos de lançamentos de produtos

Tipos de lançamentos de produtos

Uma estratégia de lançamentos bem executada é o que separa um faturamento de sucesso de um falha catastrófica. Por melhor que seja o seu produto, se a comunicação com o público não for bem feita, as chances de falhar são muito grandes. Há muitos anos, a indústria cinematográfica e os melhores estúdios de Hollywood utilizam a estratégia de lançamentos para aumentar o seu a bilheteria de filmes. Ao utilizar trailers dos filmes, divulgar material com antecedência e fazer tour de entrevistas dos atores, os estúdios criam uma expectativa para os filmes que faz as salas de cinema lotarem logo nas primeiras sessões. Na era da internet, o conceito é semelhante – porém, novas ferramentas estão disponíveis e você precisa conhecer os tipos de lançamento de produtos digitais antes de começar.

Lançando produtos para ganhar dinheiro

3 principais maneiras de ganhar dinheiro na internet e falei um pouco sobre elas neste artigo. A estratégia de lançamentos é o que permite atingir faturamentos de 6 dígitos (a partir de 100 mil reais) em 7 dias ou menos – por curiosidade, leia este artigo “O que é 6 em 7?“.

A estratégia de lançamento de produtos digitais se popularizou quando o americano Jeff Walker publicou seu livro “Product Launch Formula” – Fórmula de Lançamento de Produtos em português. Jeff conseguiu de forma prática, categorizar diversas estratégias e criar um sistema para ser seguido por quem está lançando um produto/serviço. Mais recentemente, diversos cursos de “marketing digital” prometem ensinar como executar os lançamentos e utilizar as ferramentas da era digital.

Tipos de lançamentos de produtos digitais

Vamos para a prática. Na metodologia criada pelo Jeff, ele define alguns tipos de lançamentos que vamos descrever agora de forma prática e objetiva. Essas são terminologias utilizadas pelos profissionais da área.

1. Lançamento Relâmpago

É a forma mais rápida de testar um lançamento. Você vai precisar de uma lista de e-mails e de uma oferta exclusiva. Durante 7 dias, aqueça sua lista mandando material sobre seu produto e sua oferta, e anuncie o lançamento para o dia XX. No dia do lançamento, prepare um e-mail com uma oferta irresistível, envie para seus contatos e espere as vendas.

Resumo Relâmpago: mande e-mails para uma lista, faça a oferta.

2. Lançamento Semente

A base deste lançamento é uma conferência online (live, ou webnário). Você vai convidar sua lista/audiência para um evento com dia e hora marcados que será uma breve apresentação da sua ideia. Durante a live, você vai fazer perguntas e buscar conhecer melhor sua audiência para preparar sua oferta irresistível. Caso seu produto esteja pronto, você pode fazer a oferta já durante a transmissão. Caso ainda precise refinar seu material, aguarde alguns dias e então faça a oferta por e-mail para todos os participantes.

Resumo Semente: convide para o webnário, converse com a audiência, faça a oferta.

3. Lançamento Interno

Neste formato, a ideia é que você ofereça mais material de qualidade para o seu público, por mais tempo. Comece construindo um relacionamento com seus seguidores e ao longo do tempo, através de vídeos, ensine um pouco sobre o produto/serviço que você desenvolve e irá vender.

O nome “interno” indica que a estratégia e toda a comunicação serão feitas para uma audiência que você já tem.

Resumo Interno: divulgue vídeos educativos por e-mail, faça a oferta.

4. Lançamento Externo

No lançamento externo, você começa a buscar mais contatos para aumentar o tamanho da sua lista. Você vai gerar mais tráfego pago para um público menos qualificado, e seguir as estratégias do lançamento interno.

Resumo Externo: aumente a sua lista com anúncios, divulgue vídeos educativos por e-mail, faça a oferta.

Chega de nomes, é tudo a mesma coisa!

Há diversos outros artigos que acrescentam alguns outros tipos de lançamentos como o “Lançamento Afiliado” e o “Lançamento Perpétuo”. Particularmente, não gosto muito de “encher linguiça”: a ideia de todos é a mesma e segue 3 passos básicos: criar uma lista de leads, nutrir os contatos com informação de qualidade, fazer as vendas.

No “Plano de Marketing de 1 Página” você vai ter um PDF que vai te ajudar a organizar essa estratégia de 3 passos.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn