Início » Como colocar CPF no Shopify?
Logo da plataforma para ilustrar o artigo como colocar CPF no Shopify.

Como colocar CPF no Shopify?

Se você já tem alguma experiência no mercado de Dropshipping, com certeza já conhece a plataforma Shopify – esta é sem dúvidas uma das melhores formas de ganhar dinheiro na internet. O que talvez ainda não saiba é como colocar o CPF no Shopify, uma informação importante a ser captada na hora do checkout. Se você ainda não montou sua loja, neste artigo ensino Como Começar no Dropshipping.

A Shopify é uma empresa americana e por isso, ainda não reconhece o campo CPF como uma informação obrigatória em lojas no Brasil, afinal, CPF é uma informação exclusiva dos cidadãos brasileiros. Nos EUA, não há necessidade de informar o Social Security Number, que seria o equivalente ao CPF do Brasil.

Por quê você precisa captar o CPF na sua loja?

Em resumo, é para garantir que seu cliente receba os produtos sem problemas. Quando você faz o seu pedido em seu fornecedor, você deve informar o CPF do seu cliente juntamente com o endereço de entrega – nunca utilize o seu próprio CPF.

Imagine que você mora em São Paulo e um cliente de Minas Gerais fez um pedido na sua loja. Você vez o pedido no seu fornecedor e informou o seu CPF na hora da compra pois não conseguiu captar o CPF do cliente. Caso haja algum tipo de problema no momento da entrega, sua mercadoria ficará redita na agência regional dos Correios, sendo que o responsável pela compra deverá ir retirar a encomenda pessoalmente. Ao chegar na agência, ele precisa informar seu CPF e identidade que não irão estar listados no pedido pois você usou o seu CPF na hora da compra. No final, ninguém vai retirar a mercadoria que será perdida.

Este é o principal motivo para captar o CPF durante o checkout.

Como colocar o CPF no Shopify durante o checkout?

Já que este não é um campo nativo da plataforma, você vai precisar dar um “jeitinho brasileiro”. Fique tranquilo que o procedimento é tranquilo e não exige conhecimento de programação.

Colocar CPF no checkout Shopify: passo-a-passo:

  1. Clique em Configurações.

    No canto inferior esquerdo, vá até as configurações gerais da sua loja.

  2. Clique em Checkout.

    Esta deve ser a terceira opção na nova página que irá ser carregada.

  3. Role a tela para baixo até Opções de Formulário e localize o checkbox NOME DA EMPRESA.

    Esta opção estará marcada por padrão como “Escondido (Hidden em inglês)” por se tratar de um campo não-obrigatório. O que faremos aqui é mudar a opção para Obrigatório, ou seja, será necessário preencher o campo “Nome da Empresa”.

  4. Role a tela para baixo e salve as nova configurações.

  5. No menu lateral da esquerda, clique em Loja Online.

    Será carregada a página indicando o tema que você está usando no momento. Você terá a opção de Personalizar o tema (botão roxo) ou o botão “Ações”.

  6. Clique em Ações > Editar Linguagem / Tradução

  7. Na nova página, digite Company no campo “Filtros”, no topo da página e digite Enteder.

    Serão listados todos os campos que supostamente deveriam ser preenchidos com o nome da empresa.

  8. Substitua o texto “Nome da Empresa” por CPF em 4 campos.

  9. Salve as configurações e pronto! Agora, no seu checkout, irá existir um campo de preenchimento obrigatório para o CPF.

O que fizemos foi adicionar o campo de empresa no checkout de forma obrigatória e mudar o conteúdo deste campo para os clientes preencherem com o formulário. Atualmente, está é a única forma de colocar CPF no checkout da Shopify.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn