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SEO para YouTube

Costumo dizer que não adianta você ter o melhor conteúdo se ninguém consegue te encontrar. É por isso que otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca é essencial e assim como no Google, você também precisa fazer SEO para YouTube.

Você já parou para pensar que o YouTube nada mais é do que um grande mecanismo de pesquisas focado em vídeos? Quando comparamos o YouTube à uma busca tradicional, notamos que a principal diferença é apenas o conteúdo que é retornado – é claro que o YouTube é focado em vídeos.

O YouTube nada mais é do que uma grande ferramenta de buscas de vídeos e por isso, quem domina as boas práticas SEO tem maior chance de expor seu conteúdo.

O Algoritmo do YouTube

Para começar a entender sobre Search Engine Optimization para YouTube ou mesmo como fazer SEO no Google, é preciso entender o que é o famoso algoritmo da ferramenta.

O algoritmo nada mais é do que um conjunto de regras pré-definidas que indicam para o software como processar uma informação. No caso do YouTube, estamos falando de pequenos detalhes que são avaliados em cada vídeo para definir a ordem do ranqueamento em uma busca.

As estratégias SEO são diversas e variáveis – nunca uma ciência exata: alguns fatores estão sob seu controle e outros fatores dependem do usuário que está assistindo o vídeo. Assim, são fatores que podemos influenciar apenas indiretamente.

SessionTime e Watchtime: o poder do conteúdo de qualidade

Sempre digo e repito: SEO não é uma receita de bolo e está diretamente relacionado à qualidade do conteúdo do seu site.

Antes de produzir um vídeo, você deve se perguntar: como este vídeo ajuda alguém?

Lembre-se de produzir material que vá de encontro ao que as pessoas precisam, essa é a mentalidade que todo o profissional de SEO deve ter.

Dentro do painel de controle do YouTube, existem métricas que permitem a você avaliar o desempenho do seu conteúdo: além do total de visualizações, o Watchtime e o SessionTime também influenciam o seu ranqueamento.

O que é Watchtime?

Watchtime é uma métrica básica e mede o tempo total que os usuários passam assistindo os seus vídeos. Mais importante do que views, mede a retenção da atenção dos usuários.

O que é Session Watchtime?

O tempo total de sessão é o tempo que o usuário permanece dentro da plataforma do YouTube, assistindo mais de um vídeo.

Para o YouTube, é importante reter o usuário com o máximo de vídeos possíveis, pois assim, ele conseguirá entregar mais anúncios para o público.

Como você já deve imaginar, estas são duas variáveis que estão fora do seu controle. Para aumentar o tempo de watchtime e session watchtime, você vai precisar produzir vídeos de qualidade que realmente interessem para o usuário.

14 estratégias SEO para Youtube

Vamos agora listar as principais estratégias SEO para YouTube que estão sob o seu controle.

Como fazer SEO para YouTube em 14 passos:

  1. Consistência

    Este é um dos principais fatores de ranqueamento que pouca gente conhece. Antes de publicar seu primeiro vídeo, prepare o planejamento futuro. Não adianta publicar um vídeo hoje e a cada 3 semanas postar conteúdo novo.

  2. Antes de gravar, estude as palavras-chave

    Verifique os “trending topics”, veja o que está na moda, analise seus concorrentes. Grave vídeo sobre assuntos que estão em alta e que, naturalmente, são assuntos pesquisados.

  3. Otimize sua thumbnail (miniatura)

    A thumbnail é o primeiro contato que o usuário tem com o seu vídeo, então lembre-se do ditado “amor a primeira vista”. Sua miniatura deve ser chamativa e ser capaz de destacar o seu vídeo em meio a tantos outros.

    Veja este exemplo em que nenhum dos vídeos se destaca:

    Exemplos de thumbnails sem destaque visual

  4. Utilize cores vivas e fora do padrão do YouTube.

    Por padrão, a identidade visual do YouTube é composta por branco, vermelho e preto.

    Para destacar sua thumbnail, utilize cores que contrastem com este padrão: use azul, laranja, amarelo e verde.

    Exemplos de thumbnails com destaque visual

  5. Otimize seu título

    Assim como num artigo de blog, o título é a headline do seu conteúdo. Você precisa de um título interessante para fisgar o usuário.

    Utilize sua palavra-chave e tente sempre descrever exatamente o que o seu vídeo vai oferecer já no título.

  6. Hashtags

    Assim como em outras redes sociais, as hashtags são importantes para categorizar conteúdos que falam do mesmo tema: por exemplo, a hashtag #receitadebolo ajuda tanto o usuário quanto o algoritmo a entender o conteúdo do seu vídeo e relacioná-lo com outros.

    O uso das tags corretas vai ajudar o seu vídeo a aparecer entre os “Vídeos Sugeridos”, aumentando sua visibilidade.

  7. Encoraje o usuário a realizar uma ação (CTA)

    Quando o usuário toma uma ação no seu canal, o algoritmo entende que o seu conteúdo é bom, gerou conexão e engajamento.

    Por isso, lembre-se sempre de pedir para o usuário:
    – Se inscrever no seu canal
    – Clicar para dar um like no seu vídeo
    – Comentar sua opinião e ideias
    – Ativar as notificações

  8. Invista tempo em legendas

    Além de favorecer aos deficientes auditivos, as legendas permitem que os vídeos sejam assistidos sem som de forma a não perturbar o ambiente.

    É importante lembrar que as legendas também são rastreáveis pelos mecanismos de busca, então tudo o que estiver sendo falado, poderá facilmente ser rastreado pelos robôs.

  9. Nomeie seu arquivo físico

    Assim como no SEO tradicional, lembre-se de renomear o seu arquivo utilizando sua palavra-chave antes de fazer o upload para o YouTube.

  10. Vocalize sua palavra-chave durante o vídeo

    Durante seu roteiro, lembre-se de falar sua palavra-chave dentro do vídeo.

  11. Estimule o usuário a ver outros vídeos seus

    Durante o seu vídeo, sugira que o usuário assista a outros vídeos em seu canal. Isso também pode ser feito na tela de encerramento e é importante para aumentar o seu Session Watchtime.

  12. Crie a descrição perfeita

    A descrição é o texto que vem abaixo do seu vídeo e é importante para ajudar o YouTube a entender o seu conteúdo.

    Utilize o template da descrição perfeita:
    Template da descrição perfeita de SEO para Youtube com introdução de 20 palavras, detalhes do conteúdo com 150 palavras e links de compartilhamento ao final.

  13. Crie playlists

    As playlists também são uma maneira de organizar o seu conteúdo.

    Lembre-se: pense sempre em facilitar a vida do usuário.

  14. Antes de gravar, crie um roteiro com gatilhos mentais

    Planejar é o segredo para o sucesso. Antes de partir para gravação, invista tempo e criar o roteiro perfeito para criar suspense e prender o usuário nos seus vídeos.

    Essa técnica ajuda a aumentar o seu watchtime e engajamento.

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Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn