Início » O que é CDN e como acelerar o WordPress?
O que é CDN: o termo Content Delivery Network escrito a mão em um bloco de notas.

O que é CDN e como acelerar o WordPress?

Desde que o Google começou a analisar a velocidade de carregamento das páginas, acelerar o carregamento de sites tornou-se prioridade. Para conseguir este objetivo, você precisa entender o que é CDN.

Os serviços de CDN são relativamente novos e são – provavelmente – a melhor forma de acelerar a entrega das suas páginas para os usuários.

O que é CDN?

Do inglês, Content Delivery Network ou rede de distribuição de conteúdo, é uma estrutura criada para acelerar o carregamento de páginas, melhorando a experiência dos usuários dentro de um site.

As CDNs são redes compostas por diversos servidores espalhados pelo mundo. Seu papel é armazenar cópias idênticas (cache) do seu conteúdo para entregar aos usuários de acordo com sua localização geográfica.

Por exemplo, quando um usuário no Brasil tenta acessar um site hospedado nos EUA, o computador envia uma requisição de arquivos para o servidor principal. Este processo leva algum tempo para o sinal chegar nos EUA, ser processado e retornar para o Brasil.

Com uma CDN configurada, haverá um servidor brasileiro pronto a disponibilizar os arquivos para o usuário, mesmo que o site esteja hospedado nos EUA. Isso garante agilidade e rapidez no carregamento do seu site.

Estrutura de uma CDN.

Em outras palavras, a CDN cria diversas cópias dos seus arquivos em servidores que vão entregar o seu conteúdo de forma mais rápida para o usuário baseando-se em sua localização.

Benefícios de usar uma rede de distribuição de conteúdo

Você já entendeu o que é CDN e sabe que o principal benefício deste serviço é acelerar o carregamento do seu site. Além disso, há outros benefícios desta estrutura:

  1. Redundância de dados
  2. Sabe aquele dia para o qual você se preparou para receber milhares de visitantes no seu site mas o seu servidor não aguentou e “caiu”?

    Uma das principais vantagens de usar uma CDN é que mesmo que o servidor principal passe por uma instabilidade e não consiga atender à demanda, a CDN fica responsável por entregar a versão “cacheada” do seu site para os usuários.

  3. Segurança
  4. Além de aumentar a velocidade dos sites, um bom serviço CDN também conta com proteção de arquivos contra ataques hackers.

    Se em algum momento você for vítima de um ataque DDoS – por exemplo – a CDN será capaz de gerenciar todo o tráfego e garantir que o seu site continue acessível para os usuários.

  5. Custo-benefício
  6. Servidores robustos de hospedagem tendem a custar muito e, se você não tem uma grande estrutura, dificilmente conseguirá absorver os custos de um servidor dedicado.

    Utilizar uma CDN é a melhor forma de garantir a escalabilidade do seu negócio com um custo reduzido, podendo inclusive utilizar planos gratuitos de CDNs poderosas como a Cloudfare.

CDN + WordPress

Você deve utilizar uma CDN junto ao seu site WordPress é para aumentar a velocidade de carregamento.

Para configurar a rede, utilize o plugin W3 Total Cache, outro plugin essencial para o seu site em WordPress.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn