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As letras SEO, ilustradas e compostas por engrenagens para ilustrar o artigo que ensina como fazer SEO.

Como fazer SEO? Guia prático 2020

Se você ainda não utiliza técnicas SEO em seu site, posso afirmar que está perdendo vendas. As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) devem ser aplicadas sempre que possível para aumentar o tráfego orgânico e consequentemente, gerar mais vendas. Este guia completo vai te mostrar como fazer SEO de forma prática e sem enrolação.

O que é SEO?

Search Engine Optimization – ou Otimização de Sites para os Motores de Busca – é um conjunto de técnicas que você deve executar para ranquear entre os primeiros resultados numa pesquisa no Google.

Otimização é o processo de “tornar ótimo”, ou seja, extrair o melhor de cada situação – assim, vamos transformar o seu site para que você consiga obter mais tráfego sem investir em anúncios.

Qualquer negócio precisa de tráfego: não basta ter o melhor produto se ninguém te conhece – você simplesmente não vai vender.

O tráfego orgânico é aquele que chega ao seu site sem que você tenha que investir em anúncios, apenas ranqueando entre os primeiros resultados das pesquisas.

Por que SEO é importante?

Assim como você, seus clientes pesquisam no Google sobre qualquer assunto antes de fazer uma compra; cerca de 90% de todo o tráfego online começa a partir de uma pesquisa.

Estar entre os primeiros resultados é um fator determinante no sucesso do seu negócio: você tem mais visibilidade e atrai mais visitantes para o seu site, sendo que 30% dos usuários clica no primeiro resultado.

A importância de fazer SEO: busca pelo termo marketing digital com a distribuição de cliques em cada resultado, sendo que o primeiro resultado nas buscas recebe 30% dos cliques, o segundo resultado 14% e o terceiro 10%.

Outro fator importante a ser considerado é a credibilidade: quando o seu site aparece entre os primeiros resultados, automaticamente o usuário associa o seu site à um conteúdo de qualidade, aumentando a confiança no seu negócio – isso é excelente para aumentar a taxa de conversão em vendas!

Em resumo:

Site Otimizado = Ranqueamento nos primeiros resultados = Mais visitantes = Mais vendas.

Como o Google analisa um site?

Antes de falarmos da parte técnica, você precisa ter algo claro: o objetivo do Google é entregar resultados de qualidade para seus usuários.

Veja que o cliente do Google é o usuário que faz uma busca – assim, a prioridade do buscador é entregar um serviço de qualidade, que atenda às necessidades dos clientes com resultados claros e que respondam às duvidas e aos termos de pesquisa.

Ou seja, se você pesquisa por “como fazer pão caseiro”, o Google quer mostrar o melhor site para que você aprenda como fazer pão caseiro. Para entender um pouco melhor sobre o algorítimo do Google, leia sobre o Update BERT do Google: o que você precisa saber.

Do conceito à prática, como fazer SEO?

Agora que você tem uma visão geral da importância do SEO, vamos iniciar a parte prática para você otimizar o seu site de 3 formas: on-page, off-page e on-site – cada uma identificada pela tag apropriada.

  • SEO On-page: trata de tudo o que está sob o seu controle e pode ser feito diretamente no seu site.
  • SEO Off-page: inclui estratégias que podem fugir do seu controle e são feitas fora do seu site.
  • SEO On-Server: inclui importantes tecnicalidades a serem executadas.

Como fazer SEO em 29 passos:

  1. [On-page] Qualidade do conteúdo

    Como você já entendeu na introdução, o Google quer entregar o melhor resultado para os seus usuários. Para ranquear entre os primeiros resultados, você precisa de um conteúdo completo, que de fato resolva um problema do leitor. Para entender sobre palavras-chave e conteúdo do seu material, você pode usar o Keyword Planner do Google para analisar volume de pesquisas e tendências.

    O conteúdo de qualidade deve ser bem escrito, com fluxo adequado e gramática correta. Pense como se fosse o leitor: você quer algo visualmente agradável, com conteúdo denso e bem distribuído em parágrafos, listas, links, etc. Utilize como referência algum site que seja universalmente aceito pelo público – particularmente, gosto de utilizar o G1.com.br como base para o visual do texto: fonte grande, espaçamento adequado entre as linhas, parágrafos bem delineados.

    Sempre que possível, utilize também as tags H2, H3, H4 para estruturar os seus parágrafos – seu conteúdo deve ficar confortável para o leitor.

  2. [On-page] Qualidade acima de quantidade

    Evite “encher linguiça” – muitos artigos curtos são capazes de ranquear na frente de artigos longos que são cansativos. Não há um consenso sobre o tamanho ideal de um artigo, por isso utilize o bom senso. Enriqueça o material sem deixa-lo repetitivo.

  3. [On-page] Linguagem adequada

    Uma das principais características de um bom texto é ter ritmo e linguagem agradáveis – com o passar dos anos, cada vez mais o Google é capaz de entender os textos como os humanos e não só focado nas palavras-chave. Por isso, é importante manter uma relação perfeita da quantidade de citações da palavra-chave no decorrer do texto, nos subtítulos e também prestar atenção ao uso de palavras de transição, importantes para conectar ideias.

  4. [On-page] Headline (Título do artigo)

    Essa é a principal frase dentro da sua página e define o assunto do conteúdo a seguir. No código HTML, utilize a tag <H1> para indicar que aquele texto é o título do artigo. Também é importante notar que a headline é um fator determinante para o leitor continuar lendo o texto – se o seu título não for bom, provavelmente você perderá o usuário.

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O usuário em primeiro lugar

Como você viu, estas são as principais estratégias SEO que devem ser executadas no seu site. Vale lembrar que tudo visa a melhor experiência do usuário (UX) – seu conteúdo deve ser de fácil acesso e agradável para quem estiver lendo!

O Google já anunciou uma nova atualização SEO para 2021 que deixa claro a importância da experiência do usuário.

O conteúdo é o que importa

Aliada à todas as técnicas SEO, você também precisa de uma boa estratégia de conteúdo: tudo pensando no usuário, conteúdo de qualidade que responda às principais dúvidas e pesquisas do leitor.

Marketing de conteúdo não é algo exatamente novo e está em todo lugar. Em 1996, Bill Gates escreveu um artigo no qual ‘previu’ a internet como ela é hoje, veja Bill Gates e o Marketing de Conteúdo em 1996 – é por isso que além de saber como fazer SEO passo-a-passo, você precisa também investir em conteúdo de qualidade.

Aplicando todas as estratégias deste guia, você já estará na frente de muita gente. Vale a pena também estudar o guia básico SEO, escrito pelo Google.

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Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn