Em abril de 2019, fiz uma apresentação para o departamento comercial da empresa onde trabalhava intitulada “O Novo Mercado”. Muito antes de conhecer o trabalho do Ícaro, senti que era necessário que nosso departamento se atualizasse sobre a nova realidade que vivíamos.
No final daquele ano, por ironia do destino, um amigo comentou sobre este “influencer” que era muito bom e entendia muito de estratégias de marketing.
Em fim, o objetivo daquela apresentação era atualizar a equipe. Sabe aquela reunião de Power Point para discutir conceitos e ideias? Pois é, foi assim.
Ali, o objetivo foi definido já no primeiro slide:
1. Entender as atualizações da sociedade;
2. Entender os novos comportamentos
3. Entender a nova forma que a empresa deveria agir.
Meu objetivo era ilustrar que o mercado da empresa havia mudado e que isso se devia em grande parte às mudanças nos meios de comunicação.
De 2002 para 2020: O Novo Mercado
Na introdução daquele dia, utilizei imagens de uma filme de 2002 para situar todos os presentes – o Minority Report. Há 18 anos, o filme mostrava tecnologias “incríveis” que pareciam muito a frente do seu tempo. Em 2020, muita coisa já se tornou realidade.
Para entendermos a realidade em que vivemos e desenhar estratégias adequadas, é preciso misturar o estudo do marketing com o comportamento das pessoas, com a psicologia em si.
Isso fica bem claro quando precisamos identificar o público-alvo para um produto, utilizando o mapa da empatia.
Neste exercício, olhamos 100% para o comportamento das pessoas para tentarmos identificar oportunidades de negócio.
Voltando ao filme, em uma das cenas, o protagonista entra em uma loja e é reconhecido por uma Inteligência Artificial que imediatamente é capaz de fazer recomendações de produtos baseadas no perfil do cliente – o marketing cada vez mais personalizado que vemos hoje.
O Novo Mercado de Marketing
As novas tecnologias trouxeram novos hábitos para toda a sociedade.
As redes sociais transformaram o relacionamento das empresas e clientes e trouxeram novos desafios na comunicação digital.
Além disso, o marketing na era digital trouxe também uma grande quantidade de dados para que os gestores possam tomar decisões mais assertivas.
Para entender mais sobre como o digital transformou o marketing, veja A evolução dos 4Ps do Marketing.