Costumo dizer que não adianta você ter o melhor conteúdo se ninguém consegue te encontrar. É por isso que otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca é essencial e assim como no Google, você também precisa fazer SEO para YouTube.
Você já parou para pensar que o YouTube nada mais é do que um grande mecanismo de pesquisas focado em vídeos? Quando comparamos o YouTube à uma busca tradicional, notamos que a principal diferença é apenas o conteúdo que é retornado – é claro que o YouTube é focado em vídeos.
O YouTube nada mais é do que uma grande ferramenta de buscas de vídeos e por isso, quem domina as boas práticas SEO tem maior chance de expor seu conteúdo.
O Algoritmo do YouTube
Para começar a entender sobre Search Engine Optimization para YouTube ou mesmo como fazer SEO no Google, é preciso entender o que é o famoso algoritmo da ferramenta.
O algoritmo nada mais é do que um conjunto de regras pré-definidas que indicam para o software como processar uma informação. No caso do YouTube, estamos falando de pequenos detalhes que são avaliados em cada vídeo para definir a ordem do ranqueamento em uma busca.
As estratégias SEO são diversas e variáveis – nunca uma ciência exata: alguns fatores estão sob seu controle e outros fatores dependem do usuário que está assistindo o vídeo. Assim, são fatores que podemos influenciar apenas indiretamente.
SessionTime e Watchtime: o poder do conteúdo de qualidade
Sempre digo e repito: SEO não é uma receita de bolo e está diretamente relacionado à qualidade do conteúdo do seu site.
Antes de produzir um vídeo, você deve se perguntar: como este vídeo ajuda alguém?
Lembre-se de produzir material que vá de encontro ao que as pessoas precisam, essa é a mentalidade que todo o profissional de SEO deve ter.
Dentro do painel de controle do YouTube, existem métricas que permitem a você avaliar o desempenho do seu conteúdo: além do total de visualizações, o Watchtime e o SessionTime também influenciam o seu ranqueamento.
O que é Watchtime?
Watchtime é uma métrica básica e mede o tempo total que os usuários passam assistindo os seus vídeos. Mais importante do que views, mede a retenção da atenção dos usuários.
O que é Session Watchtime?
O tempo total de sessão é o tempo que o usuário permanece dentro da plataforma do YouTube, assistindo mais de um vídeo.
Para o YouTube, é importante reter o usuário com o máximo de vídeos possíveis, pois assim, ele conseguirá entregar mais anúncios para o público.
Como você já deve imaginar, estas são duas variáveis que estão fora do seu controle. Para aumentar o tempo de watchtime e session watchtime, você vai precisar produzir vídeos de qualidade que realmente interessem para o usuário.
14 estratégias SEO para Youtube
Vamos agora listar as principais estratégias SEO para YouTube que estão sob o seu controle.
Como fazer SEO para YouTube em 14 passos:
- Consistência
Este é um dos principais fatores de ranqueamento que pouca gente conhece. Antes de publicar seu primeiro vídeo, prepare o planejamento futuro. Não adianta publicar um vídeo hoje e a cada 3 semanas postar conteúdo novo.
- Antes de gravar, estude as palavras-chave
Verifique os “trending topics”, veja o que está na moda, analise seus concorrentes. Grave vídeo sobre assuntos que estão em alta e que, naturalmente, são assuntos pesquisados.
- Otimize sua thumbnail (miniatura)
A thumbnail é o primeiro contato que o usuário tem com o seu vídeo, então lembre-se do ditado “amor a primeira vista”. Sua miniatura deve ser chamativa e ser capaz de destacar o seu vídeo em meio a tantos outros.
Veja este exemplo em que nenhum dos vídeos se destaca: - Utilize cores vivas e fora do padrão do YouTube.
Por padrão, a identidade visual do YouTube é composta por branco, vermelho e preto.
Para destacar sua thumbnail, utilize cores que contrastem com este padrão: use azul, laranja, amarelo e verde. - Otimize seu título
Assim como num artigo de blog, o título é a headline do seu conteúdo. Você precisa de um título interessante para fisgar o usuário.
Utilize sua palavra-chave e tente sempre descrever exatamente o que o seu vídeo vai oferecer já no título. - Hashtags
Assim como em outras redes sociais, as hashtags são importantes para categorizar conteúdos que falam do mesmo tema: por exemplo, a hashtag #receitadebolo ajuda tanto o usuário quanto o algoritmo a entender o conteúdo do seu vídeo e relacioná-lo com outros.
O uso das tags corretas vai ajudar o seu vídeo a aparecer entre os “Vídeos Sugeridos”, aumentando sua visibilidade. - Encoraje o usuário a realizar uma ação (CTA)
Quando o usuário toma uma ação no seu canal, o algoritmo entende que o seu conteúdo é bom, gerou conexão e engajamento.
Por isso, lembre-se sempre de pedir para o usuário:
– Se inscrever no seu canal
– Clicar para dar um like no seu vídeo
– Comentar sua opinião e ideias
– Ativar as notificações - Invista tempo em legendas
Além de favorecer aos deficientes auditivos, as legendas permitem que os vídeos sejam assistidos sem som de forma a não perturbar o ambiente.
É importante lembrar que as legendas também são rastreáveis pelos mecanismos de busca, então tudo o que estiver sendo falado, poderá facilmente ser rastreado pelos robôs. - Nomeie seu arquivo físico
Assim como no SEO tradicional, lembre-se de renomear o seu arquivo utilizando sua palavra-chave antes de fazer o upload para o YouTube.
- Vocalize sua palavra-chave durante o vídeo
Durante seu roteiro, lembre-se de falar sua palavra-chave dentro do vídeo.
- Estimule o usuário a ver outros vídeos seus
Durante o seu vídeo, sugira que o usuário assista a outros vídeos em seu canal. Isso também pode ser feito na tela de encerramento e é importante para aumentar o seu Session Watchtime.
- Crie a descrição perfeita
A descrição é o texto que vem abaixo do seu vídeo e é importante para ajudar o YouTube a entender o seu conteúdo.
Utilize o template da descrição perfeita: - Crie playlists
As playlists também são uma maneira de organizar o seu conteúdo.
Lembre-se: pense sempre em facilitar a vida do usuário. - Antes de gravar, crie um roteiro com gatilhos mentais
Planejar é o segredo para o sucesso. Antes de partir para gravação, invista tempo e criar o roteiro perfeito para criar suspense e prender o usuário nos seus vídeos.
Essa técnica ajuda a aumentar o seu watchtime e engajamento.