Co-produtor, estrategista, copywriter, videomaker, influenciador – são todas funções que ganharam espaço com a expansão do mercado digital. Mais recentemente, vemos cursos focados em formar copywriters e copywriters estrategistas. O que esses cursos realmente ensinam?
Copywriter estrategista: a ilusão
A promessa de ganhar dinheiro rápido é quase que irresistível. Aumentar sua renda mensal ou ganhar mais de 10 mil reais por mês também são headlines que atraem diariamente centenas de pessoas para o famoso mercado do “marketing digital”, e ser copywriter é a nova promessa para alcançar a tão sonhada liberdade financeira.
A verdade é uma só: não existe dinheiro fácil.
O que existe é usar o poder da internet para ganhar dinheiro através de muito trabalho.
O que dizem por aí?
A principal estratégia dentro do mercado digital é a utilização de uma isca – isso você já deve saber e é o primeiro objetivo de qualquer campanha: capturar a atenção do público.
Somos movidos pela curiosidade, pela necessidade do novo. Sempre que surge uma nova profissão ou um cargo com título pomposo, nosso cérebro se interessa e busca mais informações sobre aquilo.
Andam dizendo que “copywriter estrategista” é a profissão do momento, um dos cargos mais bem pagos do mercado digital. Mas será essa a verdade ou será uma isca?
Primeiro, vieram os cursos de “co-produção”, para ensinar a fazer lançamentos. Depois, os cursos de copywriting focados em ensinar comunicação persuasiva. Agora, você precisa ser copywriter estrategista.
A verdade é que todos estes cargos modernos tem algo em comum: gerenciam o marketing.
Um clássico gerente de marketing precisa reunir todas as qualificações que hoje enquadram como “copywriter estrategista”.
Afinal, pense comigo: quem é o responsável pela estratégia do projeto? A resposta é: a pessoa responsável por gerir o marketing do projeto.
Mas é claro que “copywriter estrategista” é novidade – atrai muito mais gente do que falar em “gerente de marketing”. Percebeu a estratégia?
O que é copy?
Quando você trabalhar com alguém dos Estados Unidos, vai ser comum usar o termo “copy” para se referir a qualquer peça em texto criada com o intuito de descrever um produto/serviço/empresa de forma a engrandecer os mesmos aos olhos do consumidor, para “vender um conceito”.
Por exemplo: o texto de um panfleto é copy, o texto que descreve sua empresa no seu site é copy.
O termo é também utilizado para se referir a scripts que vão ser falados – por exemplo, num comercial, alguém precisa escrever a copy que será interpretada pelo ator.
Copy é todo o texto criado para vender um conceito.
No Brasil, a profissão se popularizou agora mas sempre existiu: se você trabalha com marketing ou publicidade fazendo campanhas, todo o texto que será comunicado deve ser aprovado pelo “gerente de marketing”, por exemplo.
É possível fazer marketing sem copy?
Sim – copy refere-se ao texto escrito ou falado de uma peça. Se a campanha utilizar imagens e não tiver fala, não terá uma copy.
Ainda assim, toda campanha tem um conceito e o objetivo de comunicar algo ao público, mesmo que sem copy. Pode ser uma imagem refrescante de alguém tomando Coca-Cola – sem texto algum, aquela comunicação sugere algo pra você.
O que é copywriter estrategista?
De forma prática, é apenas uma forma de chamar sua atenção para um função que sempre existiu e agora tem outro nome.
Um copywriter precisa entender sua audiência, precisa entender e ajudar a desenvolver o produto e precisa ter a capacidade de comunicar algo para os consumidores.
Para que ele faça isso, ele precisa ser um profissional completo.
O que tenho visto muito é que cada hora uma área do marketing vira uma profissão nova.
Precisamos entender que marketing é um conjunto complexo de matérias e nenhuma das áreas consegue andar sozinha.
De que adianta um bom texto (copywriter) se não houver distribuição de conteúdo (gestor de tráfego)?
De que adianta um bom texto (copywriter) sem um mínimo de design e diagramação (designer)?
E de que adianta fazer o site mais bonito (designer) se não houver exposição e visitantes (gestor de tráfego)?
Estas áreas andam juntas. Marketing começa no desenvolvimento do produto e passa por todos os pontos de contato que de alguma forma afetam a vida/rotina dos potenciais consumidores, isso você pode ver nos 4 Ps do marketing.
Treinar a equipe de vendas? Marketing.
Analisar a velocidade de produção de um item para que não haja interrupção de fornecimento ao mercado? É marketing também.
Pensar se o produto precisa chegar refrigerado ao ponto de venda? Marketing.
Desenvolver o visual da embalagem? Marketing também.
Marketing é estratégia – não existe “copywriter estrategista”. Existe alguém que é bom em planejamento e marketing e também é bom copywriter!
E o que é estrategista digital?
Assim como o “copywriter estrategista”, o estrategista digital é responsável pelo marketing do projeto. Você pode chamar essa função do que quiser… gerente de marketing, responsável pelo marketing, estrategista, etc.
A verdade é que, no fundo, todos devem dominar um conjunto de ferramentas e utilizá-las de forma que o projeto todo tenha um produto bom, uma comunicação clara e definida e uma oferta objetiva.