Início » Marketing digital: Hotmart é fraude?
Site Hotmart carregado na barra de endereços do navegador

Marketing digital: Hotmart é fraude?

De vez em quando alguém pergunta se marketing digital é uma fraude, se Hotmart é confiável ou se tudo não passa de um esquema de pirâmide.

Já falei que marketing digital não é pirâmide, mas pra entender melhor o assunto, precisamos entender de onde essa idéia de que marketing digital é uma fraude surgiu.

Tudo começou nos EUA: os falsos gurus

Há alguns anos, antes do marketing digital se popularizar no Brasil, uma onda de gurus americanos invadiu o YouTube.

Eles perceberam que era fácil vender uma ilusão pela internet: bastava um cenário, carros alugados e uma boa história.

O objetivo era mostrar o sucesso e vender cursos que ensinassem as pessoas a como ganhar dinheiro na internet.

Através de uma boa narrativa, esses gurus vendiam a ideia de que tinham mansões milionárias e carros de luxo. Quem assistia àqueles comerciais era presa fácil: a ilusão estava montada para vender algo que não existe.

Marketing digital não é uma fraude

Marketing digital é simplesmente fazer “marketing na internet” – é utilizar um novo canal (digital) para entregar mensagens e impactar pessoas. A internet permite o trackeamento em tempo real de campanhas e alcance nunca antes imaginável.

Com o aquecimento do mercado digital, surgiram plataformas como a Hotmart.

Hotmart é fraude? O que é a Hotmart?

É um site construído para que você distribua conteúdo de forma paga. Em outras palavras: você pode vender conteúdo através da plataforma Hotmart – eles cuidam de tudo desde o cadastro dos usuários até processar pagamentos, permitir o download do conteúdo pago, distribuir lucros, etc.

Ou seja, a Hotmart é um “marketplace” de conteúdo muito utilizado para vender cursos online: você cadastra o seu material e já pode vender.

A Hotmart não é fraude, mas tome cuidado com o conteúdo que é publicado lá: existem sim pessoas maldosas buscando ganhar dinheiro vendendo cursos ruins.

Como funciona a Hotmart?

Geralmente, existem 3 principais figuras dentro da plataforma:

  1. Produtor: é aquele que efetivamente cria o material, também conhecido como expert em algum assunto.
  2. Co-produtor: é aquele que auxilia o produtor em suas estratégias de venda, também conhecido como responsável pelo marketing e operações.
  3. Afiliado: são terceiros que podem agir como representantes de um produto – ao se afiliar a um produto, você tem um link exclusivo para realizar vendas e ganhar comissão sobre os cursos que vender.

Hotmart é segura?

A Hotmart é sem dúvidas a plataforma com maior credibilidade no mercado, uma das pioneiras. O processamento de dados dos membros, produtos e formas de pagamentos é feito de forma criptografada e eles contam com uma grande equipe de suporte para garantir que tudo funcione bem.

Todos estes benefícios tem um custo: a Hotmart é a plataforma que cobra o maior percentual de suas vendas e este custo deve ser considerado na hora de precificar o seu produto.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn