Início » Marketing digital é pirâmide? E o mercado de afiliados?
Blocos com imagens de pessoas empilhados em formado de pirâmide

Marketing digital é pirâmide? E o mercado de afiliados?

Toda vez que algo novo surge, é normal que cause dúvida e estranheza nas pessoas. Em 2020, os termos “marketing digital” e “marketing de afiliados” ganharam espaço e muitas questões apareceram. Afinal, marketing digital é pirâmide? E o tal “marketing de afiliados”, é uma boa?

Então vamos por partes que tem muita coisa pra ser esclarecida nesse artigo.

O que é o esquema de pirâmide?

De forma resumida, é um esquema formatado que depende exclusivamente de novas pessoas entrando na rede.

Geralmente, aqui há muita semelhança entre esquemas de empresas multi-nível, como uma gigante global do ramo de suplementos e shakes para emagrecer e empresas de eletrodomésticos e outros bens de consumo.

Mas calma, há salvação para essas empresas.

Originalmente, a pirâmide depende de pessoas entrando nos níveis mais baixos (base da pirâmide) para sustentar todos aqueles que estão acima. Por isso, quem entra para este mercado está sempre interessado em trazer novas pessoas para dentro do esquema.

Esse objetivo é camuflado com o discurso de que “eu estou dentro, ganho muito dinheiro – quero que você entre também para ficar rico junto comigo”. Quem nunca ouviu isso?

Nas empresas consolidadas, há um diferencial: elas tem produtos para vender. Ou seja, mesmo que ninguém mais entre no esquema, a venda de produtos movimenta milhões de reais capaz de garantir alguma renda para os participantes.

Então numa pirâmide clássica, o objetivo é simplesmente trazer pessoas pra dentro do esquema – através de uma “taxa de cadastro”.

No formato mais moderno, que não seria exatamente uma pirâmide, você pode ganhar dinheiro trazendo pessoas pra dentro do esquema ou vendendo os produtos e ganhando comissão sobre as vendas.

O que é marketing digital?

Marketing digital nada mais é do que utilizar a internet ou outros meios digitais para se comunicar com o público.

Neste vídeo explico o que é marketing digital de verdade:

O que é marketing de afiliados?

Marketing para afiliados é um termo criado pra iludir as pessoas.

Ser um afiliado é simplesmente se tornar um representante comercial de um produto: você vai vender um produto em troca de uma comissão. Se você vender, você ganha – se não vender, não ganha.

Pra ficar “milionário” trabalhando como afiliado você teria que vender muitos produtos/cursos de outras pessoas, assim como um vendedor normal faria (mas “afiliado” soa mais bonitinho, né?). Para isso, existem plataformas especializadas nas vendas de infoprodutos e também produtos físicos.

A plataforma mais famosa é a Hotmart – ela conta com maior estabilidade e os recursos consolidados no mercado. Há outras opções como a Eduzz, a Monetizze e a Kiwify do Raiam.

O que geralmente acontece é que quem ganha mais dinheiro neste formato é o produtor do curso, porque ele “alista” diversos afiliados que vão fazer o trabalho de vender o curso.

Por exemplo, quem ganha mais dinheiro: a AVON ou cada um dos representantes que vendem AVON?

É claro que é a AVON, porque ela vai ter MUITA GENTE vendendo, com alcance muito grande.

Marketing digital é pirâmide?

Não. Marketing digital trata de utilizar os meios digitais e o poder da internet para se comunicar com o público-alvo de um produto.

Infelizmente, há profissionais bons e ruins em todos os mercados e isso cria desconfiança também no mercado de afiliados.

No mercado de afiliados, podemos considerar uma pirâmide aqueles cursos que tem conteúdo superficial e simplesmente te ensinam a vender o próprio curso para sua rede de amigos. Veja que neste formato, há sempre a necessidade de novas pessoas estarem entrando no esquema para que o mesmo seja sustentável.

Um bom curso de marketing, vai te possibilitar a ganhar dinheiro em diversas frentes como consultoria, design, gestão de tráfego etc – você não fica refém de continuar vendendo o mesmo curso que acabou de fazer.

Por Lucas Riccieri

Trabalho com marketing há mais de 10 anos focado no desenvolvimento de marcas. Instagram|LinkedIn