Apesar de todo o avanço dos conceitos de marketing e da importância da produção de conteúdo, ainda tenho recebido muitos contatos de pessoas perguntando se vale a pena ter um blog em pleno 2020.
Essa dúvida surge basicamente pois “blog” é uma palavra antiga carregada de conceitos antigos. Logo lá do comecinho da internet (por volta de 1990), surgiram os blogs e, ainda hoje, as pessoas associam o termo blog a “um diário online” – o que está completamente errado!
Afinal, o que é um blog?
Apesar dos blogs terem nascido com a funcionalidade inicial de serem um espaço para uma única pessoal compartilhar artigos e opiniões pessoais diariamente, esse conceito evoluiu. Hoje, devemos entender que blog é uma plataforma online para distribuição de conteúdo.
Entenda blog como uma ferramenta: um estilo de página/site que serve para organizar artigos e conteúdo – blog não é um “diário pessoal”.
O blog deixou de ser um espaço singular (de uma única pessoa) para ser uma forma de publicar conteúdo de diversos colaboradores de uma empresa. Por ter um layout amplamente utilizado e aceito pelos leitores, é a melhor maneira de compartilhar informações.
Então, vale a pena ter um blog?
A resposta é: claro que sim. Para se trabalhar com marketing, é preciso entender a importância do conteúdo. É através do conteúdo que você cria relacionamento com sua audiência, constrói valor e autoridade. Assim, a produção de conteúdo é uma estratégia essencial para consolidar uma marca e o blog é a plataforma para publicar todo esse material.
Para começar um blog, veja este artigo.
De forma rápida, o marketing digital funciona em três passos:
- Capturando leads: possíveis interessados no seu produto/serviço.
- Compartilhando conteúdo: crie relacionamento.
- Faça vendas.
Esse conceito fica mais claro e organizado quando você olha o “Plano de Marketing de 1 Página“. É um template criado para organizar de forma prática a estratégia de marketing que você irá executar – pode ter certeza que você vai precisar de um blog!