Todo final de ano traz sempre as mesmas perguntas. 2020 foi um ano atípico mas a pergunta que fica é: quais as tendências de marketing digital 2021?
Você já deve saber que planejamento é a chave para o sucesso. Sair na frente dos concorrentes também é importante porque o pioneirismo é um fator que gera autoridade e solidifica negócios. Então, conhecer as tendências e estar antenado no mercado é essencial para o sucesso.
1. Conteúdo gerado pelos usuários
Marketing de conteúdo é uma estratégia de inbound marketing utilizada para atrair possíveis compradores através do compartilhamento de conteúdo de qualidade. Neste formato, as empresas produzem material e publicam online.
Há cerca de 10 anos, os fóruns eram muito utilizados pelos usuários para trocar informações. Naquela época, ainda existia um grande receio de compartilhar opiniões e se expor na web – os fóruns permitiam que você criasse apelidos e se escondesse atrás de avatares.
Conforme a internet amadurece, é cada vez mais aceito pelos usuários o fato de compartilharem seus conteúdos em grupos e desafios organizados pelas empresas. Então a dica é investir em grupos e comunidades, estimulando sempre a discussão e a troca de informações entre os próprios usuários, sem a necessidade de que a empresa produza.
2. Profissionalização do mercado
Em 2020 vimos o “marketing digital” ganhar força também através de uma série de abusos e promessas vazias. De certa forma, o mercado ficou marcado e se transformou em sinônimo de “fraude” para algumas pessoas.
Conforme mais pessoas começam a explorar o mercado, maior a concorrência: será mais difícil se destacar em meio à multidão. Por isso, veremos um novo nível de profissional surgindo: aquele que valoriza a qualidade e entrega resultados melhores.
Veremos menos exploração de gatilhos mentais e maior foco no sucesso dos clientes que comprarem os produtos.
3. Reter a atenção
Quanto mais informações e mais concorrência, mais difícil será captar e reter a atenção das pessoas.
Com objetivo de prender a atenção dos usuários, já vemos movimentos por parte do Google e Instagram para cada vez mais tornar suas plataformas auto-suficientes.
O Google começou a mostrar resultados mais completos na sua página de buscas, ou seja, agora você não precisa clicar em um link, ir até um outro site para obter uma resposta. Muitas informações como telefones, endereços e respostas já aparecem diretamente dentro da plataforma.
O Google Meu Negócio ganha força para entregar informações relevantes para quem faz uma pesquisa.
O Instagram lançou recentemente o recurso para marcar produtos nas fotos e fazer compras diretamente no aplicativo.
Você também já consegue vender diretamente dentro da plataforma, sem precisar visitar a loja oficial do produto.
A dica então é invista nessas tecnologias para não ficar pra trás.
4. A eterna briga pela atenção
Concorrência, já falei sobre essa tendência para 2021?? Pois é. Muita gente anunciando online vai elevar os custos dos leilões e encarecer os resultados.
Para se destacar, é importante investir em SEO – falei sobre isto neste artigo do Linkedin.
5. Educação online
O ramo da educação sempre foi lucrativo – afinal, sempre tem gente nova para aprender algo. Em 2020, fomos obrigados a digitalizar o ensino rapidamente graças a pandemia do COVID19 e em 2021, podemos esperar que os mecanismos de treinamentos online se popularizem ainda mais.
6. Nostalgia
O uso de elementos que nos remetem ao passado deve ganhar ainda mais força em 2021. O objetivo desta estratégia é despertar nos usuários o sentimento (emoção) e lembrança de tempos mais felizes, de algo que marcou nossas vidas e é cercado por memórias positivas.
Quando falamos por exemplo de séries antigas, é claro que não podemos comparar diretamente a qualidade das produções – a qualidade das novas produções é maior, porém, aqui o foco não é o produto em si e sim o sentimento de nostalgia que o produto desperta.
As tendências de marketing digital que continuam em alta
Algumas novas tecnologias sempre surgem e precisamos ficar atentos ao mercado. Porém, alguns itens consolidados devem continuar sendo explorados:
- Vídeos completos (YouTube)
- Videos curtos
- Lives
- Memes e conteúdo viral