Se você ainda não utiliza técnicas SEO em seu site, posso afirmar que está perdendo vendas. As estratégias de Search Engine Optimization (SEO) devem ser aplicadas sempre que possível para aumentar o tráfego orgânico e consequentemente, gerar mais vendas. Este guia completo vai te mostrar como fazer SEO de forma prática e sem enrolação.
O que é SEO?
Search Engine Optimization – ou Otimização de Sites para os Motores de Busca – é um conjunto de técnicas que você deve executar para ranquear entre os primeiros resultados numa pesquisa no Google.
Otimização é o processo de “tornar ótimo”, ou seja, extrair o melhor de cada situação – assim, vamos transformar o seu site para que você consiga obter mais tráfego sem investir em anúncios.
Qualquer negócio precisa de tráfego: não basta ter o melhor produto se ninguém te conhece – você simplesmente não vai vender.
O tráfego orgânico é aquele que chega ao seu site sem que você tenha que investir em anúncios, apenas ranqueando entre os primeiros resultados das pesquisas.
Por que SEO é importante?
Assim como você, seus clientes pesquisam no Google sobre qualquer assunto antes de fazer uma compra; cerca de 90% de todo o tráfego online começa a partir de uma pesquisa.
Estar entre os primeiros resultados é um fator determinante no sucesso do seu negócio: você tem mais visibilidade e atrai mais visitantes para o seu site, sendo que 30% dos usuários clica no primeiro resultado.
Outro fator importante a ser considerado é a credibilidade: quando o seu site aparece entre os primeiros resultados, automaticamente o usuário associa o seu site à um conteúdo de qualidade, aumentando a confiança no seu negócio – isso é excelente para aumentar a taxa de conversão em vendas!
Em resumo:
Site Otimizado = Ranqueamento nos primeiros resultados = Mais visitantes = Mais vendas.
Como o Google analisa um site?
Antes de falarmos da parte técnica, você precisa ter algo claro: o objetivo do Google é entregar resultados de qualidade para seus usuários.
Veja que o cliente do Google é o usuário que faz uma busca – assim, a prioridade do buscador é entregar um serviço de qualidade, que atenda às necessidades dos clientes com resultados claros e que respondam às duvidas e aos termos de pesquisa.
Ou seja, se você pesquisa por “como fazer pão caseiro”, o Google quer mostrar o melhor site para que você aprenda como fazer pão caseiro. Para entender um pouco melhor sobre o algorítimo do Google, leia sobre o Update BERT do Google: o que você precisa saber.
Do conceito à prática, como fazer SEO?
Agora que você tem uma visão geral da importância do SEO, vamos iniciar a parte prática para você otimizar o seu site de 3 formas: on-page, off-page e on-site – cada uma identificada pela tag apropriada.
- SEO On-page: trata de tudo o que está sob o seu controle e pode ser feito diretamente no seu site.
- SEO Off-page: inclui estratégias que podem fugir do seu controle e são feitas fora do seu site.
- SEO On-Server: inclui importantes tecnicalidades a serem executadas.
Como fazer SEO em 29 passos:
- [On-page] Qualidade do conteúdo
Como você já entendeu na introdução, o Google quer entregar o melhor resultado para os seus usuários. Para ranquear entre os primeiros resultados, você precisa de um conteúdo completo, que de fato resolva um problema do leitor. Para entender sobre palavras-chave e conteúdo do seu material, você pode usar o Keyword Planner do Google para analisar volume de pesquisas e tendências.
O conteúdo de qualidade deve ser bem escrito, com fluxo adequado e gramática correta. Pense como se fosse o leitor: você quer algo visualmente agradável, com conteúdo denso e bem distribuído em parágrafos, listas, links, etc. Utilize como referência algum site que seja universalmente aceito pelo público – particularmente, gosto de utilizar o G1.com.br como base para o visual do texto: fonte grande, espaçamento adequado entre as linhas, parágrafos bem delineados.
Sempre que possível, utilize também as tags H2, H3, H4 para estruturar os seus parágrafos – seu conteúdo deve ficar confortável para o leitor. - [On-page] Qualidade acima de quantidade
Evite “encher linguiça” – muitos artigos curtos são capazes de ranquear na frente de artigos longos que são cansativos. Não há um consenso sobre o tamanho ideal de um artigo, por isso utilize o bom senso. Enriqueça o material sem deixa-lo repetitivo.
- [On-page] Linguagem adequada
Uma das principais características de um bom texto é ter ritmo e linguagem agradáveis – com o passar dos anos, cada vez mais o Google é capaz de entender os textos como os humanos e não só focado nas palavras-chave. Por isso, é importante manter uma relação perfeita da quantidade de citações da palavra-chave no decorrer do texto, nos subtítulos e também prestar atenção ao uso de palavras de transição, importantes para conectar ideias.
- [On-page] Headline (Título do artigo)
Essa é a principal frase dentro da sua página e define o assunto do conteúdo a seguir. No código HTML, utilize a tag <H1> para indicar que aquele texto é o título do artigo. Também é importante notar que a headline é um fator determinante para o leitor continuar lendo o texto – se o seu título não for bom, provavelmente você perderá o usuário.
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O usuário em primeiro lugar
Como você viu, estas são as principais estratégias SEO que devem ser executadas no seu site. Vale lembrar que tudo visa a melhor experiência do usuário (UX) – seu conteúdo deve ser de fácil acesso e agradável para quem estiver lendo!
O Google já anunciou uma nova atualização SEO para 2021 que deixa claro a importância da experiência do usuário.
O conteúdo é o que importa
Aliada à todas as técnicas SEO, você também precisa de uma boa estratégia de conteúdo: tudo pensando no usuário, conteúdo de qualidade que responda às principais dúvidas e pesquisas do leitor.
Marketing de conteúdo não é algo exatamente novo e está em todo lugar. Em 1996, Bill Gates escreveu um artigo no qual ‘previu’ a internet como ela é hoje, veja Bill Gates e o Marketing de Conteúdo em 1996 – é por isso que além de saber como fazer SEO passo-a-passo, você precisa também investir em conteúdo de qualidade.
Aplicando todas as estratégias deste guia, você já estará na frente de muita gente. Vale a pena também estudar o guia básico SEO, escrito pelo Google.