Você com certeza deve lembrar das aulas de redação que teve lá por volta dos seus 15 ou 16 anos, certo? Lembra dos tipos de textos como dissertativo e narrativo? Bom, pra falar de storytelling, precisamos entender sobre textos narrativos e como aplicar esta habilidade de contar histórias no marketing.
Quando falamos de gatilhos mentais, indicamos que histórias são um poderoso gatilho capaz de prender a atenção da audiência e por isso, devem ser usadas frequentemente numa estratégia de marketing.
Por que usar storytelling no marketing?
O principal motivo para que histórias sejam tão poderosas é simples: estamos acostumados a ouvir histórias e nosso cérebro já está preparado para a estrutura de uma narrativa – é algo que nos traz segurança para entender os fatos. Histórias nos trazem prazer pois nos colocam em uma zona de conforto.
Ao utilizarmos histórias no formato de narrativas, criamos uma ponte de conexão com a audiência, prendemos a atenção, despertamos emoções e imprimimos informações relevantes na consciência do público assim como fazia Jesus em suas parábolas descritas na bíblia: através de contos, ele passava ensinamentos e mudava a consciência de seus seguidores sobre diversos assuntos.
As mil e uma noites
A habilidade de contar histórias é milenar, ou seja, storytelling não é nenhuma novidade e acredite: existem contadores de histórias profissionais, que ganham a vida contando histórias!
Um dos contos mais antigos da nossa civilização é o das Mil e uma noites, no qual a personagem principal, Xerazade, utiliza a sua habilidade de contar histórias para evitar ser assassinada.
A história conta que o rei, desapontado com sua esposa infiel, decide por matá-la. A partir daí, ele decide que dormiria com uma nova mulher a cada noite, matando-a na manhã seguinte.
Após a noite de núpcias com Xerezade, ela consegue evitar sua morte ao começar a contar histórias para o rei. Cativado pela criatividade e detalhes das histórias, o rei fica instigado à sempre ouvir mais e saber dos “próximos capítulos”, garantindo que Xerezade fique viva sempre por mais uma noite para terminar a história no dia seguinte.
Habilidosa na arte de contar histórias, ela sempre abre loops e interrompe os contos no momento certo para que as histórias sejam terminadas sempre mais tarde.
Por que contamos histórias?
A razão exata é desconhecida, mas existem duas teorias que nos ajudam a entender melhor o assunto:
- Histórias relaxam: narrativas poderosas nos colocam em um mundo longínquo, no qual não precisamos sofrer e nem nos preocupar por alguns minutos. É um mundo de sonhos, que nos permite relaxar e nos desprender do mundo real.
- Histórias atraem parceiros: alguns acreditam que as histórias nasceram quando nossos ancestrais perceberam que aquele que tinha uma boa narrativa era capaz de reter a atenção daqueles ao seu redor – isso o tornava especial e garantia alguma vantagem na cadeia alimentar.
Storytelling e Marketing
Marketing é um conjunto de disciplinas que vai desde a criação e elaboração do produto até a comunicação através de anúncios. O storytelling (narrativa) é parte da sua estratégia e tem o papel de amarrar e conectar fatos isolados, criando uma explicação lógica da existência do seu produto ou serviço.
Um história dá sentido e ajuda as pessoas a entenderem alguns pontos importantes:
- Por que o produto foi criado?
- Como o produto vai ajudar a resolver um problema?
- Quem é o criador do produto?
- Que tipo de autoridade ele tem? Qual sua história?
Carnaval e o samba enredo
Se você já assistiu um desfile de carnaval deve ter percebido que todos os carros alegóricos estão conectados entre si, de certa forma, através da história que o samba enredo está contando. O objetivo ali é que a narrativa dê sentido a tudo o que está acontecendo, em uma ordem lógica e cronológica de fatos.
Os carros alegóricos não estão em uma ordem aleatória – tudo segue uma história que está sendo contada na avenida.
Primal Branding: a história da criação
Um dos elementos do framework do Primal Branding é justamente uma história: um momento específico da criação da marca.