De tempos em tempos, temos notícias de um novo update feito pelo Google ao seu algoritmo de busca. Alguns trazem mudanças maiores, outros mudanças menores – desta vez, o update BERT do Google promete ser um dos maiores nos últimos 5 anos.
A função do Google
Como você já deve saber, o principal objetivo do Google é fazer com que seus usuários encontrem aquilo que estão procurando. Com o avanço das tecnologias e aumento do poder de processamento das redes, são necessários diversos ajustes na ferramenta para que ela realmente encontre os melhores resultados e faça o ranqueamento de forma adequada.
Usuários que encontram o que procuram são mais felizes, e assim continuam utilizando a plataforma.
O que é o Update BERT?
Em inglês, Bidirectional Encoder Representations from Transformers.
De forma simples, o Google passará a processar os termos de pesquisa de forma mais natural, próxima à como os humanos fazem de forma a entregar resultados ainda mais relevantes.
O algoritmo agora passa a entender melhor as palavras digitadas no campo de busca e a relação entre estas palavras através de uma rede neural, quase que perfeitamente entendendo a intenção do usuário ao buscar por aqueles termos.
O site oficial do Google disponibilizou alguns exemplo em inglês:
Na busca acima, o usuário quer saber se em 2019, um viajante brasileiro indo para os EUA precisa de visto.
Antes do update BERT do Google, o primeiro resultado traz um site confirmando que os cidadãos americanos necessitam de um visto indo para o Brasil. Ou seja, ele analisou as palavras buscadas de forma individual e não entregou um resultado relevante.
Já após o update, o primeiro resultado passa a indicar diretamente que em geral, turistas viajando aos EUA precisam sim de um visto americano.
Neste outro exemplo, o usuário quer saber se pode ir até uma farmácia e retirar medicamentos controlados para um conhecido.
O primeiro resultado de busca apenas fala sobre retirar medicamentos com uma prescrição médica e não responde à pergunta. Já após o update BERT, o resultado é mais relevante, indicando que isso é possível e depende do julgamento do farmacêutico de plantão.
Conclusão
Mais do que nunca, invista em conteúdo de qualidade, específico e que responda às duvidas do seu público. Conteúdo informativo e bem estruturado sempre terá maiores chances de estar na primeira página.
Antes de inciar sua estratégia de marketing de conteúdo, lembre-se de planejar! Para isso, conheça o Plano de Marketing de 1 Página.