Uma das melhores formas de aumentar a conversão no seu site é sem dúvidas usar o Checkout Transparente Shopify. Assim, o usuário fica dentro do seu site sem precisar ser redirecionado para finalizar a compra no portal do provedor de pagamentos (PagSeguro, Mercado Pago, etc).
O que é checkout transparente?
Infelizmente para nós brasileiros, ainda não existe uma solução 100% perfeita e integrada à plataforma Shopify. Nos EUA, é possível usar o próprio provedor de pagamento da Shopify, a Shopify Payments (Stripe). Desta forma, a tela de checkout é sempre padronizada dentro dos moldes do layout da loja, garantindo a experiência perfeita para o usuário como no exemplo em vermelho abaixo: você insere os dados do cartão dentro do checkout da loja.
Por quê usar o checkout transparente?
Resposta rápida: para aumentar a conversão. A partir do momento que você leva o usuário para um segunda tela de pagamento do Mercado Pago, por exemplo, o usuário muitos vezes se confunde. Ele não entende que aquele é apenas o provedor seguro de pagamento. Assim, utilizar o checkout transparente Shopify é sempre a melhor opção para não confundirmos o usuário do site.
As 5 principais opções disponíveis no Brasil
Atualmente, existem algumas opções práticas de fazer o checkout transparente e vou falar sobre cada uma delas:
1. Wirecard (Cuidado!)
A Wirecard é um provedor de pagamentos assim como o Mercado Pago – eles oferecem a melhor opção para integrar o checkout transparente na sua loja Shopify. Antigamente, a plataforma se chama Moip. Mas cuidado: se você trabalha com dropshipping, não recomendo que use a Wirecard pois eles deixam claro nas suas políticas que lojas que trabalham neste modelo não podem usar a plataforma. Já tive problemas com eles e não recomendo pra ninguém.
2. PagBrasil
Uma boa plataforma, porém a receita mínima do seu site deve ser de R$100.000,00 por mês – caso contrário, não poderá usar o serviço deles. Acesse: www.pagbrasil.com.
3. Mercado Pago (Sozinho)
Talvez o provedor de serviços mais utilizados, com o uso de aplicativos terceirizado você consegue implantar um checkout transparente em sua loja de forma quase que perfeita. Caso não use um aplicativo, você somente conseguirá usar o Mercado Pago enviando os usuários para realizarem o pagamento no site deles.
4. Mercado Pago + Módulo Samurai Expert
Através do aplicativo dos desenvolvedores da Samurai Experts, você consegue instalar o checkout transparente na sua loja. Nesta versão, o usuário fica 100% dentro do seu site, quase que de forma perfeita. Alguns pontos fracos: logo da Samurai Experts inserido na tela do checkout e bugs com o uso de descontos.
5. Mercado Pago + Yampi
Essa é a forma preferida dos dropshippers. Apesar de não ser uma experiência 100% transparente, é uma excelente opção disponível para sua loja Shopify. Com a instalação do módulo da Yampi, você consegue garantir que o usuário tenha uma experiência quase que perfeita. Com alguns cliques, ele já é levado automaticamente para o checkout Yampi para realizar o pagamento na plataforma. Além da sua conta na Yampi, você vai precisar também usar sua conta Mercado Pago e conectar Shopify + Yampi + Mercado Pago.
6. Mercado Pago + CartX
Também muito popular, o CartX funciona de forma similar à Yampi e possibilita a integração perfeita da sua loja com a página de checkout sem que o usuário tenha que realizar o pagamento numa plataforma externa.