“Amor a primeira vista” e “A primeira impressão é a que fica” são dois ditados famosos frequentemente utilizados para descrever consequências do primeiro impacto causado pela nossa percepção visual. É por isso que muita gente confunde “marketing” com “design” ou “fazer anúncios” – simplesmente pelo fato de que o visual vende, bom design vende.
Promoção para promover, impactar, anunciar
Muita gente não consegue entender a palavra “promoção” em sua totalidade.
Quando falamos da essência do marketing, geralmente utilizamos os 4Ps para guiar nossa estratégia: produto, praça, preço e promoção. Na fase de promoção, precisamos definir os principais pontos de contato para impactarmos os consumidores. É aqui que discutimos os anúncios, as mídias, a comunicação. Porém, a palavra “promoção” geralmente é confundida com aquelas ofertas especiais ao estilo “pague 2 e leve 4”.
Marketing não é fazer anúncios, mas anunciar é fazer marketing
O visual vende – é o primeiro contato que as pessoas tem com o seu produto ou serviço. Seja o design do seu produto, do seu anúncio ou da sua landing page, o design está em todos os lugares.
Alguns profissionais são melhores do que outros, e assim também é com os designers. Quando for criar o seu produto, não menospreze o poder do design: invista para que seus consumidores se “apaixonem à primeira vista”.
O sobrinho do seu amigo
Todo mundo tem um conhecido que sabe fazer sites. “Olha só, não ficou bom?” chama o seu amigo para você ver a obra-de-arte que o sobrinho dele acabou de fazer. Aquele site montado de qualquer jeito, sem alinhamento e com logotipo feito com a Comic Sans.
Bom é subjetivo: o que é bom para um pode não ser para os outros. O papel de um bom designer é entender a percepção geral das pessoas e desenvolver o visual que agrade a maior parcela dos usuários.
Há faculdades e matérias inteiras desenvolvidas para explorar conceitos e formar designers – bons profissionais são mais caros, porém, entregam resultados melhores. Lembre-se: bom design vende.
Regras básicas de design: o visual vende
O design não é uma ciência exata, mas, como uma matéria estudada há muitos anos, conseguimos destacar algumas regras que devem ser seguidas. Alexandre Wollner, o pai do design no Brasil, foi um dos grandes estudiosos do design.
Alguns dos conceitos e regras básicos que vemos hoje, já eram amplamente utilizados por Wollner.
Como criar um bom design:
- Seja objetivo
Lembre-se sempre que o design tem um objetivo. Além de bonito, deve levar em consideração a experiência do usuário, facilitando a vida do público-alvo.
- Clareza
Onde há confusão não há vendas – valorize a comunicação clara, lembre-se que o principal objetivo é passar uma mensagem: não utilize fontes de difícil leitura.
- Contraste de cores
Novamente, sua mensagem precisa ser clara e absorvida rapidamente pelo leitor – você não quer que o usuário perca tempo tentando entender o seu visual. O contraste pode ser de cores, tamanhos, ideias.
- Respiro/Margens/Espaço branco
Evite o acúmulo de diversos elementos em uma área pequena. Utilize margens e espaçamentos para que o seu design “flua” de forma agradável e respire. Separe bem cada elemento para que todos tenham fácil leitura.